[Canadá] Vancouver, BC: Banner Chama Atenção para RCMP em Território Wet’suewet’en

Ação reporta um banner em Vancouver, BC, em solidariedade à luta contínua no território Wet’suwet’en.

Ontem (28/11), no início da manhã, um banner foi anexado a uma passarela na rodovia Trans-Canada em território xʷməθkʷəy̓əm (Musqueam), Sḵwx̱wú7mesh (Squamish) e səl̓ilwətaɁɬ (Tsleil-Waututh) (“Vancouver”). O banner contém “RCMP GTFO OF WET’SUWET’EN TERRITORY.” e foi seguramente ancorado à passarela com cordas para a segurança dos motoristas da rodovia.

Tomamos essa ação para expressar nossa solidariedade aos Wet’suwet’en Nation, que têm lutado contra o gasoduto Coastal Gaslink (CGL). A TC Energy e o Estado canadense pretende perfurar em baixo das Wedzin Kwa, suas nascentes sagradas, para construir um gasoduto de gás “natural” que dependerá do fraturamento hidráulico. O gasoduto tem sido chamado de “bomba de carbono” e é parte da primeira fase de muitos projetos planejados da LNG Canada, apesar do clima atual de colapso, e essa primeira fase emitiria quatro megatoneladas de emissões de carbono anualmente.  Em 18 e 19 de novembro, a RCMP atacou violentamente os lares de pessoas do clã Gidimt’en e removeu-os violentamente de seu território.

Nossa ação foi tomada com lutas compartilhadas e ligadas em mente, como as feministas que lutam pelo fim da violência contra mulheres e garotas indígenas e dois outros povos de espírito, como as pessoas que precisam de ar e água não poluídos para viver e não querem ver ecocídio em massa!

Essa foi uma ação relativamente fácil de implementar (apesar de alguma privação de sono) que qualquer grupo de amigos pode replicar com um pouco de atenção, alguns lençóis de cama velhos, cordas, noites divertidas pintando, biscoitos de aveia deliciosos, cafeína e amigos o suficiente para ficar de vigia e para amarrar o banner em si.

Queremos ecoar demandas que foram compartilhadas em outro lugar. A RCMP e a Coroa devem retirar as acusações e condições contra qualquer um detido em território Wet’suwet’en. A TC Energy deve se retirar do território. E a RCMP deve dar o fora da Wet’suwet’en yintah!

#AllOutforWedzinKwa 

Fonte: https://itsgoingdown.org/vancouver-bc-banner-drop-calls-for-rcmp-off-wetsueweten-territory/

Tradução > Sky

agência de notícias anarquistas-ana

Grito de araponga –
É ela mesma que entrou
No mercado de flores!

Keijô Miyano