O colapso começou. Não tem sentido ficar as volta sobre o fato em si, nem as suas causas. Antes, a questão premente é se seremos capazes de navegar este processo para aportar em lugares de maior liberdade e solidariedade ou se a decomposição social abrirá as portas a uma nova era de obscuridade, ignorância, tirania e genocídio.
Encaramos este panorama com muito poucos suportes teóricos e práticos. Urge fazer um trabalho de reconstrução de um movimento que nos dote de ferramentas para superar este imbróglio.
New Syndicalist é um blog do Reino Unido que serve como fórum para compartilhar estratégias, táticas e experiências relacionadas com organizar-se em centros de trabalho, entre pessoas desempregadas e comunidades de inquilinos. Pretende proporcionar tanto um campo de provas como uma caixa de ferramentas, cada vez mais completa, para aperfeiçoar os métodos dos organizadores e das organizadoras sindicais.
Este livro compila textos, entrevistas e debates publicados nos últimos anos em New Syndicalist sobre estratégia e Organização para um sindicalismo de ruptura. Frente aos objetivos que colocam a emergência ecológica e sanitária, o beco sem saída da conciliação, os novos cenários no mercado laboral ou o maior protagonismo que exigem sujeitos políticos e sociais invisibilizados até hoje, é urgente um debate aberto e franco, sem tabus nem linhas vermelhas.
É muito possível que este livro contenha poucas respostas e coloque muitas interrogações. Não busca gerar certezas, mas perfilar as linhas de um debate que se deve ter que está pendente e que é cada vez mais urgente. Já não valem desculpas, acabou o período de carência.
Nuevo sindicalismo. Organização y estrategia sindical ante los novos escenarios laborales
Año publicação: 2022
Autor / es: Seleção de textos, tradução e prólogo, Miguel Ángel Pérez
Editorial: Fundación Anselmo Lorenzo
ISBN: 978-84-123507-2-2
Páginas: 248
17,00€
fal2.cnt.es
Tradução > Sol de Abril
agência de notícias anarquistas-ana
de tantos instantes
para mim lembrança
as flores de cerejeira.
Matsuo Basho
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!