Além da carreira acadêmica e de folclorista, amplamente conhecidas, Câmara Cascudo também teve uma vida política ativa, principalmente junto às elites do Estado, uma delas é sua filiação ao Partido Integralista, fundado por Plínio Salgado. O integralismo é a versão brasileira dos fascismos europeus, e o que pouca gente sabe (ou faz questão de esquecer) é que Câmara Cascudo e o cearense Gustavo Barroso, faziam parte da ala mais radical e violenta desse partido fascista brasileiro, ao ponto do fundador do partido, Salgado, muitas vezes pedir-lhes calma e moderação em suas posturas e propostas. Na madrugada desse 1° de Maio, ao que tudo indica (já que nossas fontes fizeram as imagens no domingo), um grupo fez uma intervenção política na estátua do intelectual pintando suas mãos de vermelho e escrevendo o lema Antifascista popularizado na Revolução Espanhola “Fascistas não passarão!”.
Coletivo Autônomo Lima Barreto
RECC/FOB-RN
@lutafobrn
agência de notícias anarquistas-ana
na poça da rua
o vira-lata
lambe a lua
Millôr Fernandes
Vantiê, eu também estudo pedagogia e sei que você tem razão. E, novamente, eu acho que é porque o capitalismo…
Mais uma ressalva: Sou pedagogo e professor atuante e há décadas vivencio cotidianamente a realidade do sistema educacional hierárquico no…
Vantiê, concordo totalmente. Por outro lado, o capitalismo nunca gera riqueza para a maioria das pessoas, o máximo que ele…
Só uma ressalva: criar bolhas de consumismo (que foi o que de fato houve durante os governos Lula), como estrategia…
Siga nosso perfil no instagram: @movimento_anarquista_acrata Acompanhe nossas lives no canal de YouTube: anarcrata