A iniciativa teve a participação de um grande número de pessoas
A tarde de domingo (07/08) trouxe um tipo diferente de atividade para Zamora. Uma caminhada libertária que gerou um interesse significativo entre os residentes zamoranos e turistas, atraindo um bom número de participantes. Guiados pelo professor zamorano Carlos Coca, autor de vários estudos sobre o assunto, eles percorreram os lugares onde o anarquismo deixou sua marca na cidade, escutando atentamente as explicações.
Poetas, artistas, escritores, jornalistas, judeus, operários, professores e destacados anarcossindicalistas dos anos 30 foram biografados. Durante o passeio, visitaram suas casas, sedes, monumentos e lugares de interesse histórico. Pessoas, ainda hoje muito queridas na cidade, ou que estão começando a ser estudadas, tais como: Pepe Durán, Jacinto Toryho, León Felipe, Agustín García Calvo, Diego Hernández, Miguel Fernández Expósito, Amparo Barayón, José Justo Bruña, os anarquistas de Sanabria, Losacio e Villalpando, Iliá Ehrenburg, ou a família Lobo, foram explicados pelo professor zamorano ou diretamente por seus familiares, vários dos quais também estavam presentes na caminhada. Em uma atividade muito emocionante, e que poderia ter excelentes resultados turísticos, observando o interesse de ontem.
A atividade foi organizada pelo XIV Encuentro del Libro Anarquista de Salamanca, que realizou a feira neste fim de semana na cidade vizinha. No final do ato, o cantor-compositor Buterfly recitou algumas estrofes do “Cazadores de ciudad” de Chicho Sánchez Ferlosio, e foi lida uma comovente carta de Federico García Lorca dirigida a seus pais.
Fonte: https://www.zamora24horas.com/local/paseos-conocer-huellas-anarquistas-zamora_15049191_102.html
agência de notícias anarquistas-ana
A jabuticabeira.
Através de líquida cortina
olhos negros espiam.
Yeda Prates Bernis
ESTIMADAS, NA MINHA COMPREENSÃO A QUASE TOTALIDADE DO TEXTO ESTÁ MUITO BEM REDIGIDA, DESTACANDO-SE OS ASPECTOS CARACTERIZADORES DOS PRINCÍPIOS GERAIS…
caralho... que porrada esse texto!
Vantiê, eu também estudo pedagogia e sei que você tem razão. E, novamente, eu acho que é porque o capitalismo…
Mais uma ressalva: Sou pedagogo e professor atuante e há décadas vivencio cotidianamente a realidade do sistema educacional hierárquico no…
Vantiê, concordo totalmente. Por outro lado, o capitalismo nunca gera riqueza para a maioria das pessoas, o máximo que ele…