Por Emersom Karma Konchog | 21/08/2022
“O estado não violento ideal será uma anarquia ordenada“. Gandhi
“Permita que sua vida seja um atrito contra a máquina“. Henry David Thoreau
A crise na imaginação também tem um efeito devastador sobre a vida. Há uma pobreza no modo como pensamos coletivamente que tipo de sociedade queremos. Mas não é um problema de capacidade. Há todo um consenso fabricado sobre o que é permitido pensar.
Por exemplo, a solução padrão sugerida para lidarmos com o colapso ambiental é a mera adoção em massa de energia “limpa”. Supostamente, haveria aí um ganha-ganha: a indústria seguiria com seus negócios de sempre e consumidores agora teriam produtos cuja produção não destrói o ambiente. Soa melhor até do que o Papai Noel.
Um dos problemas aí é que a extração em massa dos minerais dos painéis solares e baterias, por exemplo, já prenuncia outro desastre socioambiental, como sumariza esta palestra do TED.
Ou então poderíamos acabar com a devastação da Amazônia com um novo modelo de negócios, mais ecológico etc. Claro que essas medidas pontualmente ajudariam. No entanto, um cancro segue imune: a máquina de exploração e enriquecimento continua sendo a mesma, ganhando apenas um novo visual, pintado de verde.
>> Para ler o texto na íntegra, clique aqui:
agência de notícias anarquistas-ana
Quando a chuva pára
Por uma fresta nas nuvens
Surge a lua cheia.
Paulo Franchetti
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!