[País Basco] Paremos a guerra, aticemos a luta de classes

No passado 4 de agosto militantes de um grupo anarquista de Gasteiz fizemos um mural em solidariedade com os povos que sofrem às mãos das guerras imperialistas. A decisão de fazê-lo veio em resposta à petição de solidariedade vinda do Curdistão frente à recente ameaça militar vinda da Turquia. Assim mesmo queremos expressar o nosso desagrado aos conflitos bélicos na Ucrânia e em qualquer parte do mundo. Como anarquistas cremos necessário evidenciar que todas as guerras entre Estados respondem aos interesses das suas burguesias nacionais, as que se organizam entre elas com tratados e alianças de acordo com os seus interesses políticos e econômicos.

Estamos contra qualquer guerra entre povos (ou contra eles) e demonstramos a nossa solidariedade a quem as sofre, a quem as resiste, a quem as denunciam, as boicotam e as sabotam. Perante suas guerras milionárias que desagregam os povos, é necessário ter redes de solidariedade internacionalista que resistam aos conflitos propiciados pelas elites, que construam uma autodefesa real e popular e que ataquem os mecanismos do Estado que suportam as guerras. Nenhum Estado nos parece legitimo, uma vez que são todos fruto do monopólio político e da violência das classes dominantes e todos representam a autoridade em termos capitalistas.

A única guerra que consideramos legítima é a guerra contra as classes dominantes em favor de uma emancipação social. Com este mural queremos enviar uma humilde mensagem de solidariedade e apoio a quem constrói outro modelo de sociedade baseado em estruturas horizontais e antiestatais. Morte aos Estados.

agência de notícias anarquistas-ana

Ao sol da manhã
uma gota de orvalho
precioso diamante.

Matsuo Bashô