Apagado da história oficial do movimento operário brasileiro, Domingos Passos, um aguerrido militante anarquista, sai das sombras em direção à eternidade
O curta metragem Nossos Passos Seguirão os Seus…, com roteiro e direção de Uilton Oliveira, é um documentário experimental baseado na história do operário brasileiro, Domingos Passos, militante anarquista que enfrentou a violência estatal durante a Primeira República.
“Acredito que a maior inspiração para o filme foi a atuação de Domingos Passos no movimento operário. Ativo sindicalista do ramo da construção civil, referência política de destaque, um dos mais influentes e respeitados militantes anarquistas do Rio de Janeiro e São Paulo. Alvo constante da repressão estatal ao movimento operário, foi encarcerado diversas vezes. Mesmo diante de tamanha perseguição, fruto de sua atuação combativa e do racismo estruturante da sociedade, Domingos Passos permaneceu firme com seu ideal de transformação radical do mundo em que viveu”, destaca Uilton Oliveira.
agência de notícias anarquistas-ana
janela que se abre
o gato não sabe
se vai ou voa
Alice Ruiz
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!