
Os Amigos de Durruti foram uma das pontas de lança da Revolução Espanhola de 1936-1939. Nascidos no coração da Coluna Durruti, eles eram uma associação formada por militantes da CNT e da FAI que foi formada com objetivos claros: promover a resistência à militarização, questionar a colaboração com o governo, promover a revolução e deter a contrarrevolução. E coube a eles denunciar incessantemente a entrada de anarquistas no governo, a perda do poder dos sindicatos e agrupamentos e a repressão e prisão de trabalhadores revolucionários.
Suas opiniões fizeram deles o grupo mais avançado e lúcido da época e desempenharam um papel fundamental nos eventos de maio de 37. Difamados, censurados e proibidos pelas autoridades, suas publicações – principalmente El Amigo del Pueblo – que também sofreram perseguição e censura, desempenharam um papel crucial e ainda hoje são essenciais para a compreensão desse momento histórico.
Com seu rigor e meticulosidade característicos, Miquel Amorós reconstrói, com base nos escritos de Los Amigos de Durruti, a história deste grupo que apostou tudo para ganhar a guerra sem perder de vista por um momento o triunfo da revolução. Apesar da abundante bibliografia disponível, este ensaio histórico – no qual os protagonistas têm voz – é um dos livros mais completos disponíveis sobre o processo revolucionário e contrarrevolucionário na Espanha em 1936.
Los Amigos de Durruti en la Revolución Española
Miguel Amorós
ISBN 978-84-18998-07-2
312 pp., 24×17 cms.
Preço: 21,40 euros.
www.pepitas.net
Tradução > Liberto
agência de notícias anarquistas-ana
um tufo de algodão
flutuando na água
uma nuvem
Rogério Martins
Perfeito....
Anônimo, não só isso. Acredito que serve também para aqueles que usam os movimentos sociais no ES para capturar almas…
Esse texto é uma paulada nos ongueiros de plantão!
não...
Força aos compas da UAF! Com certeza vou apoiar. e convido aos demais compa tbm a fortalecer!