
3, 4 e 5 de dezembro de 2022, em Monte Blanco Veracruz
É uma proposta para nos encontrarmos entre anarquistas de diversas latitudes sem importar fronteiras nem bandeiras, com o fim de compartilhar ideias, práticas e experiências para pô-las em jogo em nossas vidas cotidianas e em nossos contextos particulares. Não é a intenção criar uma organização pesada nem ampla que aglutine os anárquicos sob uma mesma voz ou programa; nos regozijamos na diversidade e na força da afinidade e na solidariedade e, do que dela possa surgir. Sempre tendo em conta o que não queremos, que para nós é não somarmos à voragem progressista, conservadora, tecnófila, cidadã, estatista, capitalista em suas mil e uma formas que possa tomar, seja vinda de setores de esquerda ou de direita. Já que nos últimos anos soube manipular a história e propostas anarquistas para oferecer tudo menos anarquia e sim, soluções e discursos hipócritas que apontam o poder que nós combatemos.
São poucos os lugares onde podemos nos encontrar e a avassaladora força midiática das redes sociais e sua engenharia social, limitaram a submergirmos ainda mais no espetáculo, no consumo, no confinamento, no medo e na desarticulação, somado aos diferentes golpes repressivos à galáxia anarquista no planeta terra. Ante isto, nos vemos chamados a re-impulsionar redes para seguir expandindo e potencializando nosso amor pela revolta e a desobediência, mas cada vez com mais informação, com mais cautela, com mais memória e buscando os meios para poder aproveitar e articular nossas histórias passadas na luta contra toda autoridade. É por isso, que longe de mitificar/santificar o passado e a memória de personagens e histórias anarquistas, preferimos gerar discussões que se baseiem nas realidades atuais, sem devaneios de um prolífico futuro, nem nostalgias de um passado sempre melhor. Nos conformamos – e não é pouco – com praticar uma ética anarquista no aqui e agora, para evadir a miséria, a exploração e a tristeza imposta, o demais sempre está por se ver.
Sabemos que o contexto global ao qual nos enfrentamos e enfrentaremos se caracteriza por um aumento do fascismo (amplo e diverso), de uma esquerda hipócrita, integradora e apaziguadora (também ampla e com matizes fascistoides), de um antropocentrismo exacerbado, ainda que o tentem camuflar, de um desenvolvimento tecnológico, industrial e digital que aponta as guerras, a uma vigilância e o controle, o despojo e a destruição da terra e seus habitantes nas aras do progresso. Estamos à beira de uma nova era de dominação que terá consequências incomparáveis.
Por isso, fazemos um chamado aos companheiros anarquistas que se sintam afins a nos encontrarmos na Feira Internacional de Agitação e Kultura Anarquista, a se realizar em Monte Blanco Veracruz, em um acampamento sem luz, com a seriedade e a alegria que se merece, para compartilhar e seguir sendo parte da tensão anarquista contra o Estado, o capital, o patriarcado e toda autoridade.
Ainda que tudo esteja perdido: Não se vender, não se render e nunca trair!
Solidariedade e cumplicidade com os que enfrentam o Poder!
Pela anarquia!
17 de outubro de 2022
Xalapa, Ver. Território dominado pelo Estado Mexicano.
Para mais informação da FIAKA sobre o programa e outros pormenores:
www.anarcopunk.org/fiaka
Tradução > Sol de Abril
agência de notícias anarquistas-ana
Trezentos quilômetros
Para não vos contemplar –
Mangueiras da minha infância!
Paulo Franchetti
Esse caso do orelha me pegou demais. A barbárie é cada dia mais real. E a propósito, belo texto liberto!
Esta coluna é uma ótima iniciativa. Precisamos de mais resenhas sobre os livros com temática anarquista que estão sendo lançados…
Noam Chomsky roots are in the Marxist Zionist "Hashomer Hatsair" youth movement. He even spent few months in an Israeli…
crítica válida e pertinente, principalmente para o momento atual.
Que a terra lhe seja leve, compa!