A polícia grega deteve pelo menos 35 pessoas em Atenas e na cidade de Tessalônica na noite desta terça-feira (06/12), depois de protestos nessas cidades para marcar o 14º aniversário da morte do adolescente anarquista Alexandros Grigoropoulos pela polícia.
Milhares de manifestantes marcharam pelas ruas em ambas as cidades em um protesto contra a brutalidade policial no aniversário da morte de Grigoropoulos, de 15 anos, em uma rua de Exarchia, Atenas, em 2008, cuja morte desencadeou uma rebelião sem precedentes em território grego.
Naquela ocasião, horas depois que Grigoropoulos foi baleado, milhares foram às ruas incendiando carros, atacando bancos e quebrando vitrines. O policial do caso foi condenado à prisão perpétua, mas foi libertado por uma outra instância da Justiça.
Em ambas as cidades, os manifestantes lançaram coquetéis molotov e sinalizadores contra a tropa de choque, que respondeu com gás lacrimogêneo.
Os protestos tiveram outra motivação: membros da comunidade cigana em Tessalônica entraram em confronto com a polícia por causa de um ataque a tiros contra um garoto cigano de 16 anos. Ele ainda está hospitalizado.
>> Vídeo mostra coquetel molotov atingindo policial durante os protestos em Tessalônica, clique aqui para ver:
https://www.youtube.com/watch?v=gXJZy-mOa8A
agência de notícias anarquistas-ana
no contorno do gato
um ponto negro no dorso
dorme –
Krzysztof Karwowski
caralho... que porrada esse texto!
Vantiê, eu também estudo pedagogia e sei que você tem razão. E, novamente, eu acho que é porque o capitalismo…
Mais uma ressalva: Sou pedagogo e professor atuante e há décadas vivencio cotidianamente a realidade do sistema educacional hierárquico no…
Vantiê, concordo totalmente. Por outro lado, o capitalismo nunca gera riqueza para a maioria das pessoas, o máximo que ele…
Só uma ressalva: criar bolhas de consumismo (que foi o que de fato houve durante os governos Lula), como estrategia…