20 Anos da Feira do Livro Anarquista dos Balcãs: Derrubando os Muros do Nacionalismo e da Guerra!
Temos o prazer de anunciar que a próxima Feira do Livro Anarquista dos Balcãs (BAB) acontecerá de 7 a 9 de julho de 2023 em Ljubljana, Eslovênia. Esta decisão foi tomada pela assembleia geral da última BAB que se realizou entre 24 e 26 de junho de 2022 em Cluj.
Esta será a 15ª edição da BAB, mas também marcará 20 anos de seu início, pois a primeira BAB ocorreu em Ljubljana, em 2003. Depois disso, ela viajou por todos os Balcãs (nas geografias da Croácia, Sérvia, Bulgária, Bósnia-Herzegovina, Macedônia, Grécia, Romênia) e agora está novamente retornando à nossa cidade depois de 2013, quando a recebemos pela última vez.
Queremos usar este aniversário como uma oportunidade para organizar um forte encontro anarquista internacional – um encontro onde possamos abordar questões importantes de nosso tempo de forma coletiva e com uma perspectiva de organização e lutas futuras. O conceito da BAB nunca foi apenas sobre os livros para nós. Sempre o entendemos como uma ferramenta para fortalecer nossos grupos, organizações, relações e redes em nível local, regional e internacional. Entendemos isso como um espaço onde trocamos nossas idéias, análises, perspectivas e confrontamos nossas práticas, modelos de organização e experiências de luta, de nossas participações em movimentos sociais e de inserção de nossas idéias neles. Tudo com a intenção de formar propostas significativas para passos futuros que possam nos ajudar a enfrentar os desafios que nossos movimentos e sociedades estão enfrentando no contexto das realidades políticas, econômicas e sociais, assim como no contexto do potencial revolucionário.
A situação atual em nível global confirma nossa análise do passado e dá ainda mais urgência à nossa agenda política de mudanças sociais radicais para o futuro. É evidente que o sistema capitalista – baseado na escravidão, exploração, dominação e em coerência com outras opressões como o racismo e os nacionalismos, o patriarcado e o sexismo – está destruindo nossas vidas, nossas sociedades e o meio ambiente. Todas as crises recentes, a constante intensificação do ataque do capital contra as classes populares, a radicalização da repressão policial e da violência estatal e, finalmente, a militarização e a guerra estão confirmando nossa afirmação de que o capitalismo é uma crise. É claro que os privilégios das classes dominantes, a distribuição coerciva da riqueza comum, as hierarquias existentes e o próprio sistema podem sobreviver e ser reproduzidos somente através da regra da força bruta e da violência. A partir disto, podemos facilmente estender nossa afirmação anterior: o capitalismo é a guerra.
Os Balcãs, com sua história específica, não é diferente neste aspecto. Ele experimentou toda a brutalidade da guerra, nacionalismo e transição para a economia capitalista na antiga Iugoslávia, foi forçado a se tornar um laboratório de política neoliberal (como experimentou mais obviamente na época da crise econômica de 2008 a 2012 na Grécia), está testemunhando resultados mortais dos regimes fronteiriços europeus e de sua política migratória e está vivendo a desintegração da sociedade com alienação e individualização mais extremamente expressa nas práticas de canibalismo social.
Podemos ver diferentes reações populares a esta realidade: desde a ascensão reacionária do populismo, nacionalismo, extrema-direita fascista, as constantes explosões de tumultos em todos os cantos do mundo, movimentos de rua desarticulados e difusos que são alimentados pela total desconfiança na representação política e nas instituições do Estado até momentos revolucionários progressivos, como os de revolta contínua no Irã ou o processo revolucionário social no Curdistão. O movimento anarquista está tentando intervir não apenas nas reações populares acima mencionadas às crises capitalistas, mas também na realidade social em geral. Nossas próprias análises e articulações são os fundamentos de nossas mobilizações e atividades políticas em espaços onde somos explorados e oprimidos – em nossas escolas, locais de trabalho e bairros. Participamos de movimentos sociais onde tentamos implementar nossos princípios antiautoritários e perspectivas revolucionárias, mas também estamos construindo novos movimentos, estruturas de luta e solidariedade, assim como espaços comunitários e autônomos onde estamos desenvolvendo práticas alternativas de organização e vida. Mas será que estamos fazendo o suficiente e estamos construindo com sucesso o contra-poder necessário para uma mudança real? Acreditamos que o anarquismo como expressão política dos interesses dos explorados e oprimidos pode oferecer muitas respostas às questões do nosso tempo, mas também podemos ver que o movimento carece de influência fundamental sobre os mecanismos da história. Gostaríamos de utilizar o encontro da BAB para refletir sobre este e outros tópicos, para desenvolver estratégias que possam fazer avançar nossas agendas e nos dar nova energia para nossa organização e mobilizações futuras.
Com tudo isso em mente, estamos convidando todas as partes do movimento anarquista e antiautoritário internacional das geografias dos Balcãs, Europa e outros continentes a se juntarem a nós no processo de organização deste evento em todos os níveis e a começarem a planejar sua participação. Como haverá outro grande encontro internacional anarquista em St. Immier (Suíça), em julho de 2023, queremos criar uma conexão orgânica entre os dois. Gostaríamos especialmente de convidar camaradas de outros continentes que estão planejando participar da reunião em St. Immier para considerar nosso convite e também participar do encontro da BAB em Ljubljana.
Continuaremos a informá-lo sobre o processo e daremos detalhes sobre a estrutura do programa do evento nos meses futuros. Pedimos que você traduza esta chamada em seus idiomas, que a publique em sua mídia e que a compartilhe através de seus canais de comunicação.
Para maiores informações, perguntas e propostas você pode nos contatar via e-mail bab2023(at)riseup(dot)net ou visitar o site bab2023.avtonomija.org.
Destruindo os muros do nacionalismo e da guerra!*
Construindo solidariedade e resistência!
Assembleia Organizacional da Feira do Livro Anarquista dos Balcãs 2023
Ljubljana, 27 de novembro de 2022
*slogan do movimento anarquista da ex-Iugoslávia que foi utilizado nas mobilizações antiguerra e antinacionalistas contra as guerras dos anos 90 e que também era o nome do jornal anarquista publicado na época por camaradas de diversos países da ex-Iugoslávia.
agência de notícias anarquistas-ana
sementes de algodão
agora são de vento
as minhas mãos
Nenpuku Sato
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!