[França] Claude Guillon: 1952-2023

Salut Claude!

Em 19 de janeiro de 2023, nosso amigo Claude Guillon se foi.

Foi o câncer que o venceu aos 70 anos (ele nasceu em Paris em 17 de setembro de 1952). Ele nos manteve informados sobre o progresso de sua doença em seu blog. Seus boletins de saúde regulares eram reservados para “aqueles que realmente se importam!”

Não podemos reduzir Claude a ser apenas o co-autor de Suicide mode d’emploi (1982), um livro que causou escândalo, mas que também teve muitos leitores (mais de 100.000 exemplares vendidos antes de sua proibição).

Ele estava interessado no direito de escolher a hora e os meios de sua morte, é claro. Mas ele tinha muitos outros centros de interesse: a psicanálise, os direitos dos menores, a liberdade do corpo, certas práticas sexuais (em particular a sodomia), a Revolução de 1789 (vista de baixo), o reconhecimento da dor (especialmente das crianças), as falhas da democracia, as lutas dos migrantes indocumentados, a oposição a todas as guerras…

Expressou suas ideias em uma dezena de livros, em jornais (notadamente Mordicus na década de 1990), em folhetos e dois blogs, um generalista Ligne de force, outro dedicado à Revolução Francesa, La Révolution et us.

Ele era um anarquista, definindo-se como um comunista libertário. Ele havia reunido um grande número de textos em um livro publicado em 2015, “Comment peut-on être anarchiste?“. Ele veio apresentá-lo ao CIRA (Centro Internacional de Pesquisas sobre o Anarquismo) em 19 de setembro de 2015. Tendo encontrado acomodação em Marselha, ele nos visitou várias vezes depois disso. Ele apoiou nossas atividades e divulgou nossas informações.

Vamos nos lembrar dele como um companheiro solidário e generoso…

CIRA de Marselha

Tradução > Contrafatual

agência de notícias anarquistas-ana

fruta caída
ao lado da estrada:
pausa na ida

Carlos Seabra