Por ocasião do 150º aniversário da primeira Internacional Antiautoritária, estão sendo preparadas encontros internacionais nas montanhas do Jura suíço. Eles acontecerão de 19 a 23 de julho de 2023 – com uma extensão de alguns dias para permitir tempo e espaço para encontros espontâneos.
Estamos fazendo este apelo para esclarecer o papel destes encontros, ou seja, nossas motivações concretas, assim como a forma como queremos organizá-las.
Em um mundo que parece neutralizar cada vez mais o protesto radical – entre repressão, recuperação e controle – parece necessário que nos encontremos fisicamente, como anarquistas, para refletir coletivamente sobre as questões que nos interessam – em particular sobre os desenvolvimentos políticos e sociais dos últimos anos – e para aprofundar ainda mais as críticas que nos emancipam; aprender mais sobre as lutas concretas que estão ocorrendo em todos os lugares, contadas por aqueles que as lideram; formar novas esperanças para o futuro; criar laços fortes entre diferentes grupos e indivíduos antiautoritários, fortalecer a solidariedade entre as lutas para além das fronteiras e fazer com que mais pessoas queiram se juntar a elas.
Na verdade, queremos antes de tudo falar sobre as lutas vivas. Não se trata de comemorar um evento histórico sem mais delongas, pois não teria sentido se não estivesse ligado à vida cotidiana das pessoas de hoje, a uma verdadeira tensão combativa contra o Estado e outras formas de dominação.
Estes encontros serão, portanto, uma oportunidade para compartilhar experiências, discutir estratégias e dar a conhecer suas lutas locais, sejam elas feministas, ambientais, antitecnológicas, antiprisão, antifascistas, anticapitalistas, antirracistas, antimilitaristas…; o que nos une é a visão antiautoritária.
Estas reuniões serão o que você faz delas. As atividades são organizadas de forma horizontal e descentralizada; em particular graças a um grande painel informativo que pode ser preenchido à mão no local, e também graças a uma ferramenta participativa online que você encontrará em organiz.anarchy2023.org. Basta acrescentar sua atividade proposta à agenda. A agenda permanecerá editável durante as reuniões. Haverá um grande prédio autogerido dedicado a atividades espontâneas.
Durante esses quatro dias, você encontrará reuniões de grupos que compartilham as mesmas prioridades (feminismo, saúde autônoma…, por exemplo), oficinas práticas, debates e numerosas e variadas apresentações. Como você pode ver, não haverá conferências oficiais, ou seja, planejadas pelo comitê organizador.
Haverá também grupos que oferecerão sessões de cinema, uma feira do livro e uma rádio anarquista.
Para as crianças, gostaríamos de ressaltar que haverá um grupo misto que cuidará das crianças todos os dias.
Outro grupo montará uma área de acampamento com um espaço separado para mulheres, transexuais e pessoas não binárias.
Outros grupos organizarão exposições, concertos, danças, etc.
A propósito: precisaremos de muitos voluntários no local, então inscreva-se com antecedência ou quando você chegar!
Mais informações em anarchy2023.org (o site é atualizado regularmente).
Por último: estamos cientes de que organizar um evento internacional deste tipo na Suíça, no país mais caro do planeta, envolve dificuldades financeiras e de visto. Para facilitar o acesso, criaremos uma plataforma de compartilhamento de carros. A maior parte do evento será gratuita ou “pague o que puder”, seja acampamento, refeições organizadas por grupos de cozinha internacionais ou concertos. E não hesite em nos contatar pelo correio se você tiver alguma dificuldade em obter um visto.
Viva a anarquia e nos vemos em breve!
Contato: info@anarchy2023.org
Tradução > Liberto
agência de notícias anarquistas-ana
Velho casarão.
Iluminam o interior
raios de luar.
Fanny Dupré
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!