Os primeiros 2.000 prisioneiros – membros de gangues – foram transferidos para uma mega prisão de segurança máxima em El Salvador que acaba de abrir seus portões.
A instalação foi projetada para abrigar 40.000 suspeitos de gangues com o ministro de segurança do país avisando que os prisioneiros “nunca sairão daqui”.
Como escreveu o presidente do país, Naguib Bukele, em um post no Twitter: “ao amanhecer, em uma única operação, transferimos os primeiros 2.000 membros para o Centro de Contenção do Terrorismo”, que ele afirma ser a maior prisão das Américas.
O presidente de El Salvador acrescentou: “Esta será sua nova casa, onde eles viverão por décadas, incapazes de causar mais danos à população”.
Na verdade, o presidente também publicou um vídeo mostrando homens aterrorizados, descalços, tatuados, usando apenas cuecas brancas, encurvados e com as mãos atrás da cabeça raspada, andando pelos portões da prisão.
Eles estavam alinhados um ao lado do outro, com guardas armados em balaclavas, observando-os.
Os prisioneiros eram então levados para suas celas, onde eram deixados sentados no chão em frente às camas de metal, mas sem colchões. “Estamos eliminando este câncer da sociedade”, escreveu o Ministro da Justiça e Segurança Gustavo Villatoro no Twitter. “Saibam que nunca sairão daqui, pagarão pelo que são… terroristas covardes”, acrescentou ele.
Esta prisão, 74 quilômetros a sudeste da capital, foi construída sob as ordens de Bukele, depois que ele declarou “guerra” contra as gangues em março passado, e consiste em 8 edifícios de concreto armado. Cada um desses edifícios tem 32 celas, projetadas para abrigar “mais de 100 prisioneiros”, segundo o Ministro de Obras Públicas Romeo Rodríguez. Cada cela tem apenas duas pias e dois banheiros.
Há apenas 80 beliches de metal para cada 100 detentos com grupos de direitos humanos e observadores criticando o projeto como uma violação das normas prisionais. “Não haverá colchões nas celas”, disse o diretor da prisão – que usava uma máscara de esqui para proteger sua identidade – aos repórteres quando o projeto foi apresentado.
E enquanto a prisão está equipada com salas de jantar, salas de exercícios e mesas de pingue-pongue, estas são apenas para uso exclusivo dos guardas.
El Salvador é, atualmente, o país com o maior número de presos em relação a sua população no mundo, segundo a organização World Prision Brief. As estimativas são de que o país tenha cerca de 65 mil detentos, enquanto a população é de pouco mais de 6,3 milhões de pessoas, o que significa que cerca de 2% de toda a população está presa.
agência de notícias anarquistas-ana
livro aberto gelado
o norte geme no vento
sobre a página branca
Lisa Carducci
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!