
A primeira biografia de um extraordinário pensador político no centro das lutas da Índia contra a opressão colonial e doméstica.
Descrição
Nesta fascinante biografia do revolucionário indiano M. P. T. Acharya (1887-1954), Ole Birk Laursen revela as notáveis redes, movimentos e atividades transnacionais do anarquista anticolonial mais importante da Índia no século XX.
Impulsionado pelo desejo de total liberdade do colonialismo, autoritarismo, fascismo e militarismo, que estão enraizados na ideia e na política do estado-nação, Acharya lutou por uma visão internacional de socialismo e liberdade. Durante as tumultuadas décadas iniciais de 1900 – marcadas pela globalização de lutas inter-revolucionárias radicais, guerras mundiais, ascensão do comunismo e fascismo e crescimento dos movimentos de independência colonial – Acharya aliou-se a pacifistas, anarquistas, socialistas radicais e guerreiros anticoloniais no exílio, defendendo um futuro livre de qualquer forma de opressão, seja por governantes coloniais ou mestres nativos. Baseando-se em uma riqueza de material de arquivo, correspondência privada e outras fontes primárias, Laursen demonstra que, entre seus contemporâneos, a virada de Acharya para o anarquismo foi única e pioneira na luta pela independência indiana.
Anarchy or Chaos é o primeiro estudo abrangente de M. P. T. Acharya. Ele oferece uma nova compreensão da história global e emaranhada do anarquismo e do anticolonialismo na primeira metade do século XX.
Autor:
Ole Birk Laursen é Pesquisador Afiliado do Leibniz-Zentrum Moderner Orient, Berlim. Sua pesquisa se concentra na história do sul da Ásia, anticolonialismo e anarquismo nos séculos XIX e XX. Ele é o editor de uma coleção de ensaios de M. P. T. Acharya, We Are Anarchists.
Fonte: https://www.hurstpublishers.com/book/anarchy-or-chaos/
Tradução > Contrafatual
agência de notícias anarquistas-ana
as pálpebras do gato
ao ritmo das gotas
do candelabro
Valentin Busuioc
Anônimo, não só isso. Acredito que serve também para aqueles que usam os movimentos sociais no ES para capturar almas…
Esse texto é uma paulada nos ongueiros de plantão!
não...
Força aos compas da UAF! Com certeza vou apoiar. e convido aos demais compa tbm a fortalecer!
Não entendi uma coisa: hoje ele tá preso?