Quando o tema é o apagamento da história do anarquismo, essa é uma das primeiras imagens que surge na minha mente. ‘A Revolta!‘, sem dúvida alguma, foi o periódico anarquista mais importante da Baixada Santista [litoral do estado de São Paulo].
Somente no ano do seu surgimento (1912), foram publicados 4 números desse jornal. Nos arquivos especializados: AEL UNICAMP, CEDEM/ASMOB, Biblioteca Digital da UNESP, International Institute of Social History (IISH / IISG) da Holanda, nos demais arquivos digitais que estão surgindo ultimamente na internet e nos arquivos conhecidos, nenhum deles possui nenhuma das primeiras cópias publicadas desse jornal.
Na foto em destaque, é possível ver a única cópia existente (que se tenha conhecimento) do número 3, do periódico ‘A Revolta!‘, publicado em Santos, em 27 de outubro de 1912 e, infelizmente, esse é o estado do que sobrou do jornal. Para não dizer que a tragédia é completa, no CEDEM ainda existe uma cópia do jornal de 1913 e outra de 1914.
Esse tipo de situação sempre me reforça a ideia da importância da existência de bibliotecas e de centros de documentação geridos pelas companheiras e pelos companheiros anarquistas. É fundamental que essa história seja preservada e que seja preservada por quem entende a importância desses documentos: nós mesmos!
Marcolino Jeremias
Núcleo de Estudos Libertários Carlo Aldegheri (NELCA) / Guarujá-SP
agência de notícias anarquistas-ana
no muro o caracol
se derrete nos rabiscos
da assinatura prateada
Dalton Trevisan
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!