
Em 6 de março de 2022, Zhuchkov e Sergeev foram a uma manifestação anti-guerra em Moscou. No entanto, a polícia os deteve no caminho: na área da Praça Pushkinskaya. Coquetéis molotov foram encontrados na mochila de Sergeyev e os homens foram levados para a delegacia.
Durante a detenção, Anton e Vladimir conseguiram tomar doses letais de metadona: naquele dia planejavam cometer suicídio político. Assim, o ponto final da rota mudou do departamento para o hospital do Instituto de Pesquisas N. V. Sklifosovsky, onde o veneno foi retirado. Uma semana depois, eles foram enviados para a prisão.
Inicialmente, foi aberto um processo criminal por “tentativa de hooliganismo com uso de arma” (parte 1 do artigo 30, parte 2 do artigo 213 do Código Penal da Federação Russa), mas posteriormente a acusação foi reclassificada como “preparação de um ataque terrorista” (parte 1 do artigo 30, parágrafo “a” parte 2 do artigo 205 do Código Penal da Federação Russa). Por essas acusações, Anton e Vladimir podem pegar até 10 anos de prisão.
Em seu depoimento, Anton Zhuchkov afirmou que não pretendia fazer mal a ninguém, mas apenas cometer suicídio: “Tomei [metadona] para não ver o que estava acontecendo no mundo: a guerra na Ucrânia, os acontecimentos na Donbass, eu também estava com medo de uma guerra nuclear. Portanto, eu queria tirar minha própria vida para não ver o que aconteceria a seguir, inclusive temendo que os jovens vivessem na pobreza”, disse ele durante o interrogatório.
Em dezembro, Anton foi acusado de outra acusação – “venda de drogas”. Apesar de, por razões óbvias, os investigadores não terem visto a metadona, a investigação afirmou que o valor era “significativo” e cobrado nos termos do parágrafo “b” da parte 3 do art. 228.1 do Código Penal da Federação Russa. Este artigo prevê de 8 a 15 anos de prisão.
Com base na totalidade das acusações, Anton Zhuchkov pode ser condenado a uma pena de prisão de até 22,5 anos.
O advogado de Zhuchkov, Dmitry Sotnikov, comentando o caso em dezembro, enfatizou que a base para reclassificar o caso de “hooliganismo” para “ataque terrorista” e acusar Zhuchkov de “tráfico de drogas” foi a “rendição voluntária” de Vladimir Sergeev sem advogado.
Vladimir Sergeev inicialmente admitiu que, antes de cometer suicídio, queria atear fogo em vans vazias da polícia em protesto contra a guerra. A advogada de Sergeev, Svetlana Zavodtsova, relata que essas declarações foram dadas sob pressão e sem advogado. Atualmente, Vladimir não dá nenhum testemunho.
“Quando a guerra começou, inclusive a econômica, ficou insuportável para mim assistir ao feed de notícias”, escreve Vladimir. “É insuportável ver como pessoas bem alimentadas de seus confortáveis apartamentos aprovam o que está acontecendo, mandam bombardear e matar”.
A Solidarity Zone fornece a Zhuchkov suporte abrangente, incluindo o pagamento de um advogado e o envio de encomendas. A Solidarity Zone ajuda Sergeev e seus parentes com consultoria e informações.
Você também pode transferir fundos para apoiar Zhuchkov e Sergeev para as carteiras de criptomoedas PayPal e Solidarity Zone com a indicação obrigatória da finalidade do pagamento:
PayPal: solidary_zone@riseup.net
Criptomoeda (escreva para solid_zone@riseup.net se você transferir criptomoeda para apoiar Sergeev ou Zhuchkov): aqui (https://t.me/solidarity_zone/54) ou aqui (https://solidarityzone.taplink.ws/).
Endereço para cartas:
127055, Moscou, Novoslobodskaya st., 45, SIZO-2,
Zhuchkov Anton Alexandrovich, nascido em 1983
Sergeev Vladimir Andreevich, nascido em 1985
É possível enviar via serviço eletrônico “FSIN-pismo” (envio de qualquer lugar do mundo, sujeito a pagamento com cartão russo) e recurso voluntário “Rosuznik” (envio de qualquer lugar do mundo e possibilidade de permanecer anônimo ).
>> Na foto, Zhuchkov está à esquerda, Sergeev está à direita.
Tradução > Contrafatual
agência de notícias anarquistas-ana
em vão espero
as desintegrações e os símbolos
que precedem ao sonho
Jorge Luis Borges
Perfeito....
Anônimo, não só isso. Acredito que serve também para aqueles que usam os movimentos sociais no ES para capturar almas…
Esse texto é uma paulada nos ongueiros de plantão!
não...
Força aos compas da UAF! Com certeza vou apoiar. e convido aos demais compa tbm a fortalecer!