Em Saint-Saulin, de 25 a 26 de março de 2023, trinta mil pessoas se manifestaram contra a construção de um reservatório de água para irrigação agrícola em Sainte-Soline, no oeste da França. As manifestações foram marcadas por incrível brutalidade policial e manifestantes feridos, alguns em estado grave.
Por Rochas Negras | 28/03/2023
O camarada S. foi ferido por uma granada policial durante uma manifestação contra a construção de um grande reservatório de água em Saint-Saulin, um projeto de pilhagem em benefício de um modelo capitalista. Ele está atualmente em coma em uma clínica neurocirúrgica intensiva na França e sua vida está em perigo. Nesse ínterim, ficamos sabendo que outro manifestante, espancado em uma trincheira do empreendimento e imediatamente hospitalizado, também foi transferido para a unidade de terapia intensiva devido ao agravamento de seu estado. No total, os feridos são mais de duzentos.
S. é um anarcocomunista com organização, paixão e dinamismo há anos, participou de coletivos políticos, publicações e okupas. Esteve várias vezes junto com seus companheiros e companheiras na Grécia, expressando na prática sua solidariedade em várias lutas e informando grupos anarquistas e antifascistas, okupações e espaços auto-organizados para as atividades e resistências que ele experimentou.
Não publicamos seu nome completo não porque ele não defenda suas escolhas políticas, nada disso, mas para evitar que se torne um “oba-oba’ para a grande mídia. O nosso pensamento e o nosso coração acompanham-no nestas horas difíceis, como todos os seus entes queridos, horas em que luta com a fortaleza especial que o caracteriza e nas batalhas cotidianas em que luta contra a brutalidade do capitalismo, “…para radicalizá-la, já que a revolução, como o fogo, precisa de oxigênio para continuar queimando, precisa da ação coletiva incontrolável, espontânea, viva…”, “…progride tateando, respirando, numa dialética de expansão mas também de contração, mas sobretudo, nunca estagnada… Companheiros e companheiras, vamos, sejam espirituosos e espirituosas. Os tempos são difíceis, mas estamos no início do ciclo. A revolução está chegando.“
Trecho de uma brochura do coletivo político ao qual S. pertence.
Conteúdos relacionados:
agência de notícias anarquistas-ana
Ah, lua de outono —
Andando em volta do lago
Passei toda a noite.
Bashô
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!