Os Jogos Olímpicos chegaram à França um ano antes e este anarquista, superando um policial de choque, ganhou a medalha de ouro dos 100 metros na cidade de Besançon durante o protesto de 28 de março de 2023 contra a reforma previdenciária de Macron que elevou a idade de aposentadoria para 64 anos. Segundo a fotojornalista Emma Audrey que gravou o vídeo, o policial não conseguiu alcançar o manifestante e este conseguiu escapar.
A alta participação em protestos em vilas e cidades francesas menores tem sido uma característica marcante do maior movimento de protesto da França em várias décadas. Enquanto a mídia nacional e internacional tende a se concentrar nas marchas de massa realizadas em Paris, o comparecimento tem sido maior – proporcionalmente – em outras partes do país.
A razão por trás disso está no fato de que esses protestos e tumultos em massa não são apenas sobre pensões. Trata-se da pobreza, da precariedade do trabalho e da escassez de serviços públicos nas zonas rurais, onde as pessoas se sentem abandonadas pelo Estado. Macron se gaba de que os números do desemprego estão caindo, mas a verdade é que cada vez mais pessoas vivem com empregos mal remunerados e inseguros, principalmente mulheres.
Deve-se notar que, para aprovar sua reforma previdenciária, o presidente Macron contornou o parlamento ao recorrer ao artigo 49.3 da constituição francesa, um movimento que indignou as pessoas e alimentou o sentimento de que as políticas de Macron deveriam ser combatidas nas ruas.
>> Veja o vídeo (00:27) aqui:
https://www.youtube.com/watch?v=sMVTTtX3QCk&t=27s
Tradução > Contrafatual
agência de notícias anarquistas-ana
Mesmo um velho cavalo
é belo de manhã
sobre a neve
Matsuo Bashô
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!