
As atividades do astigiano Germinal Concórdia nas formações guerrilheiras anarquistas milanesas contra o fascismo.
Germinal Concordia nasceu em Mombaruzzo (At) em 6 de setembro de 1913. Mudou-se para a região de Milão e entrou em contato com o antifascismo em tenra idade.
Depois de 8 de setembro de 1943, tornou-se um organizador ativo de formações guerrilheira. Concordia, nome de guerra ‘Michele’, foi um dos principais organizadores das brigadas comunista-libertárias ‘E. Malatesta’ e ‘Pietro Bruzzi’ que operam em Milão, Oltrepò Pavese e outras localidades.
Esta experiência guerrilheira representa um dos casos mais importantes e mais bem documentados de resistência anarquista e nos permite analisar a especificidade da batalha libertária contra o fascismo.
Para os anarquistas, de fato, a luta antifascista começou a se desenvolver a partir do nascimento do movimento de Mussolini e constitui um momento particular de um compromisso mais amplo em um sentido revolucionário.
O fascismo, a democracia burguesa, o totalitarismo stalinista são combatidos como diferentes formas de opressão estatal, em vista da criação de uma sociedade livre e igualitária.
Um projeto que hoje, diante da ameaça de uma nova virada autoritária, é mais relevante do que nunca.
No sábado, 15 de abril, discutiremos tudo isso com Franco Schirone, historiador e co-autor de “Per la rivoluzione sociale. Gli anarchici nella Resistenza a Milano” (“Pela revolução social. Os anarquistas na Resistência de Milão”). 17 horas, Via Toti nº 5. Seguido de aperitivos em benefício do CDL ‘Felix’.
FB: https://www.facebook.com/events/231327592753271/?ref=newsfeed
Tradução > Liberto
agência de notícias anarquistas-ana
Em cima do túmulo,
cai uma folha após outra.
Lágrimas também…
Masuda Goga
Anônimo, não só isso. Acredito que serve também para aqueles que usam os movimentos sociais no ES para capturar almas…
Esse texto é uma paulada nos ongueiros de plantão!
não...
Força aos compas da UAF! Com certeza vou apoiar. e convido aos demais compa tbm a fortalecer!
Não entendi uma coisa: hoje ele tá preso?