O mate, infusão de origem guarani estendida entre as classes populares, com o tempo foi se arraigando em todas as esferas da sociedade. Dificilmente tem alguma assembleia ou reunião onde não tenha um ou vários mates carregados de pólvora verde; companheiro em lutas e nos cárceres, é parte da vida cotidiana de nossa sociedade assim como os valores anárquicos.
Em poucos lugares o anarquismo participou tanto na construção dos fundamentos de uma sociedade como no Rio da Prata. Contrariamente ao desejo da “gente de bem”, os proletários que povoaram a região traziam, junto com sua vontade de viver melhor, suas ideias de subversão e justiça social. A terra purpúrea que os recebeu não era alheia às lutas pela dignidade. A todas as liberdades ganhas a custa de sangue, se devem agregar todos os demais aportes, feitos pela chusma organizada, a transformação social. Escolas, teatros, associações mutuais, comissões fomento, bibliotecas, clubes desportivos, coros, sindicatos e cooperativas levam em seu DNA algo das lutas das federações obreiras, das greves, das bombas e da solidariedade entre oprimidos.
Este pequeno dicionário dá conta disso. Por suas páginas transitam histórias, conceitos, pessoas e, principalmente, ferramentas para pensar a realidade anarquicamente…
Pólvora Verde
Autor: Reyino Martínez y Pascual Muñoz
ISBN: 978-9915-9514-6-1
Precio: $ 500
Páginas: 240
alterediciones.com
Tradução > Sol de Abril
agência de notícias anarquistas-ana
De que árvore florida
chega? Não sei.
Mas é seu perfume…
Matsuo Bashô
Vantiê, eu também estudo pedagogia e sei que você tem razão. E, novamente, eu acho que é porque o capitalismo…
Mais uma ressalva: Sou pedagogo e professor atuante e há décadas vivencio cotidianamente a realidade do sistema educacional hierárquico no…
Vantiê, concordo totalmente. Por outro lado, o capitalismo nunca gera riqueza para a maioria das pessoas, o máximo que ele…
Só uma ressalva: criar bolhas de consumismo (que foi o que de fato houve durante os governos Lula), como estrategia…
Siga nosso perfil no instagram: @movimento_anarquista_acrata Acompanhe nossas lives no canal de YouTube: anarcrata