No sábado, 17 de junho, antifascistas, sindicalistas, anarquistas e socialistas se reuniram de toda a Escócia para protestar contra uma manifestação anti-imigrante realizada em Elgin pelo fanboy de Hitler, Alek Yerbury e sua divisão neonazista Highland.
Uma vigília para refugiados foi organizada em Plainstones por Moray TUC em um lado da igreja, onde as pessoas começaram a se reunir por volta das 11h, enquanto um punhado de fascistas começou a se reunir do outro lado. Um autodenominado libertário vagou pela vigília com seus filhos pequenos durante as filmagens, geralmente sendo um idiota e tentando fazer com que os antifascistas debatessem com ele. Apesar da nítida vantagem numérica, Moray TUC relutou em contornar a igreja para enfrentar os fascistas, visando, em vez disso, concentrar-se em sua própria vigília pacífica – felizmente, eles não conseguiram manter o controle sobre a situação.
Pouco antes do meio-dia, um garoto punk de 17 anos manteve a gloriosa tradição antifascista ao socar Alek Yerbury e foi advertido pela polícia. Pouco depois disso, os antifascistas começaram a se espalhar espontaneamente pela lateral da igreja, cercando rapidamente Yerbury e os nazistas da 7ª Divisão Highland e forçando a polícia a formar um círculo protetor ao redor deles.
Susan Slater, do Moray TUC, fez uma tentativa fraca de impedir que as pessoas gritassem “escória fascista fora de nossas ruas” e se ater a “slogans positivos” – sempre há um liberal dizendo às pessoas como protestar. Este pedido foi prontamente ignorado. Susan Slater disse mais tarde a um jornalista do norte da Escócia que estava desapontada com o confronto direto com os nazistas – talvez Moray TUC precise de novos representantes ou de aumentar seu compromisso com o antifascismo!
Por duas horas, a Divisão Highland foi abafada por entre 200 e 300 antifascistas, sindicalistas e moradores locais. Havia gritos de “escória fascista fora de nossas ruas”, “diga em voz alta, refugiados são bem-vindos aqui”, “quando os refugiados estão sob ataque, o que fazemos? Levante-se, lute!” bem como canções de sucesso como “você pode enfiar sua bandeira nazista na bunda” e “a raça superior? Você nos faz rir”, com um alô especial para a camarada vuvuzela. Várias vezes Alek Yerbury tentou começar a falar, apenas para ser abafado por uma parede de barulho e forçado a desistir.
Eventualmente, os nazistas se cansaram e a linha policial recuou para tentar oferecer-lhes uma rota de fuga, que foi recebida por antifascistas imediatamente avançando e empurrando os nazistas fortemente protegidos para um beco enquanto entoavam vitoriosamente “De quem é a rua? As ruas são nossas!”
Alguns antifascistas então se separaram e correram por uma rua paralela para cortar os nazistas do outro lado, imprensando-os. A polícia deixou os nazistas saírem por uma entrada lateral. Yerbury e a Divisão Highland foram perseguidos até o micro-ônibus, com a polícia formando uma linha defensiva na entrada do estacionamento.
Além do menino que foi advertido, houve 0 prisões, os fascistas estavam em desvantagem de pelo menos 20 para 1 e foram expulsos de Elgin em uma das derrotas mais humilhantes que alguém poderia esperar.
Nunca permitiremos que os nazistas tenham uma plataforma na Escócia, No Pasaran!
Ação Antifascista Dundee
Fonte: https://freedomnews.org.uk/2023/06/20/neo-nazi-highland-division-outnumbered-driven-out-of-elgin/
Tradução > Contrafatual
agência de notícias anarquistas-ana
fecho um livro
vou à janela
a noite é enorme
Carol Lebel
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!