
Por Lorenzo Picasso | 15/06/2023
Entre 500 e 700 pessoas poderiam ter estado no pesqueiro que afundou no Mar Jônico em 14 de junho. Destas só pouco mais de uma centena foi até agora resgatadas. A maioria dos sobreviventes são homens da Síria, Afeganistão, Egito e Palestina. Ao menos 100 crianças e mulheres estavam aglomerados na adega do barco, o qual faz pensar que ali se encontrava a grande maioria das pessoas que teriam perdido a vida. O barco havia saído de Tobruk na Líbia, um país devastado pela guerra que, junto a outros, recebe dinheiro para atuar como polícia e guardião dos confins dos países ricos do outro lado do Mediterrâneo. A dinâmica do acidente não está ainda totalmente clara mas já podemos afirmar com segurança que se trata de uma tragédia imensa que não tem mais responsáveis que os Estado e suas fronteiras, neste caso, as fronteiras da União Europeia.
A busca de uma vida melhor, de dignidade, de liberdade por parte de milhões de pessoas no mundo não cessará e não fará mais que aumentar nos próximos anos ainda que só seja pelas mudanças provocadas pela mudança climática. Trata-se de nos posicionarmos moralmente e eticamente ao lado de todas estas pessoas reivindicando uma acolhida digna e sem condições; canais abertos e seguros para todas as pessoas que queiram viajar; justiça e dignidade para todas as vítimas. Basta já de desculpas e de cinismo por parte dos Governos que não duvidam em gastar milhares de milhões em armamento deixando morrer sem piedade a cada dia pessoas inocentes que a única culpa que tem é a de querer mudar o próprio destino. Basta já também de indiferença de tanta gente comum que prefere olhar a outro lado em lugar de esforçar-se em fazer emergir nossas melhores qualidades humanas, a partir da solidariedade e da empatia.
Não deixemos que seja só a enésima tragédia entre muitas, tentemos reagir com toda a boa gente que nestes momentos tão difíceis quer reagir.
Fonte: https://www.socialismolibertario.org/2023/06/15/la-fronteras-y-los-estados-matan/
Tradução > Sol de Abril
agência de notícias anarquistas-ana
Chuva no lago
cada gota
um lago novo
Alice Ruiz
Perfeito....
Anônimo, não só isso. Acredito que serve também para aqueles que usam os movimentos sociais no ES para capturar almas…
Esse texto é uma paulada nos ongueiros de plantão!
não...
Força aos compas da UAF! Com certeza vou apoiar. e convido aos demais compa tbm a fortalecer!