Por Lorenzo Picasso | 15/06/2023
Entre 500 e 700 pessoas poderiam ter estado no pesqueiro que afundou no Mar Jônico em 14 de junho. Destas só pouco mais de uma centena foi até agora resgatadas. A maioria dos sobreviventes são homens da Síria, Afeganistão, Egito e Palestina. Ao menos 100 crianças e mulheres estavam aglomerados na adega do barco, o qual faz pensar que ali se encontrava a grande maioria das pessoas que teriam perdido a vida. O barco havia saído de Tobruk na Líbia, um país devastado pela guerra que, junto a outros, recebe dinheiro para atuar como polícia e guardião dos confins dos países ricos do outro lado do Mediterrâneo. A dinâmica do acidente não está ainda totalmente clara mas já podemos afirmar com segurança que se trata de uma tragédia imensa que não tem mais responsáveis que os Estado e suas fronteiras, neste caso, as fronteiras da União Europeia.
A busca de uma vida melhor, de dignidade, de liberdade por parte de milhões de pessoas no mundo não cessará e não fará mais que aumentar nos próximos anos ainda que só seja pelas mudanças provocadas pela mudança climática. Trata-se de nos posicionarmos moralmente e eticamente ao lado de todas estas pessoas reivindicando uma acolhida digna e sem condições; canais abertos e seguros para todas as pessoas que queiram viajar; justiça e dignidade para todas as vítimas. Basta já de desculpas e de cinismo por parte dos Governos que não duvidam em gastar milhares de milhões em armamento deixando morrer sem piedade a cada dia pessoas inocentes que a única culpa que tem é a de querer mudar o próprio destino. Basta já também de indiferença de tanta gente comum que prefere olhar a outro lado em lugar de esforçar-se em fazer emergir nossas melhores qualidades humanas, a partir da solidariedade e da empatia.
Não deixemos que seja só a enésima tragédia entre muitas, tentemos reagir com toda a boa gente que nestes momentos tão difíceis quer reagir.
Fonte: https://www.socialismolibertario.org/2023/06/15/la-fronteras-y-los-estados-matan/
Tradução > Sol de Abril
agência de notícias anarquistas-ana
Chuva no lago
cada gota
um lago novo
Alice Ruiz
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!
Um puta exemplo! E que se foda o Estado espanhol e do mundo todo!
artes mais que necessári(A)!
Eu queria levar minha banquinha de materiais, esse semestre tudo que tenho é com a temática Edson Passeti - tenho…