A mítica estação de rádio livre de Zaragoza comemora seu 30º aniversário. “Continuaremos cantando, trovejando em seus ouvidos, sendo uma resistência fértil ao convencional”, porque “trinta anos não são nada”.
A estação de rádio livre de Zaragoza, Rádio Topo, comemora 30 anos de transmissão nas ondas do rádio. Neste sábado, apesar da tempestade em Zaragoza, eles comemoraram em grande estilo, com uma festa musical ao ar livre no estilo madalenero, como parte do programa da Semana Cultural que começou na sexta-feira.
Em um comunicado, o pessoal da Rádio Topo relembra. “Das cinzas da Onda Verde, dos movimentos sociais, daquelas pessoas que ouvem as músicas mais estranhas, do movimento de recusa dos exércitos, nasceu a nossa toca há 30 anos em um porão da Madalena”, destacam.
Trinta anos se passaram “e a música estranha ainda está lá”, assim como “aqueles que fingem ser a voz dos sem voz, dos movimentos sociais que lutam por um mundo melhor”. A Rádio Topo é “informação verdadeira, mas não imparcial, uma cultura diferente, aquela que criamos e compartilhamos”. “O espírito, em suma, do que se pretende ser uma rádio livre”, acrescentam no comunicado.
Eles dizem que “os tempos mudaram”, porque “não somos mais a estação que dependia de fitas cassete para sua continuidade, que recebia notícias por carta ou, por dinheiro extra, fazia uma ligação telefônica”.
Mas “outras coisas não mudaram”. A Rádio Topo continua a depender de seu próprio trabalho e companheirismo, “não temos funcionários assalariados e, se cometemos erros, nós mesmos os cometemos, não nos vangloriamos de nossos erros, mas eles são nossos, assim como nossos sucessos”.
A qualidade também melhorou. “Para ser sincero, nem sempre. Embora façamos nosso melhor”, eles admitem. “E você deve saber, você que está lendo isso, que se não estiver melhor, também é sua responsabilidade, porque a rádio livre é uma comunicação horizontal, seus ouvintes também podem ser seus apresentadores”, enfatizam, incentivando a participação nessa lendária estação de rádio livre de Zaragoza.
Mas “não era sobre isso que queríamos falar, embora falar ao ouvido seja a nossa praia”, dizem eles. Com este comunicado “viemos repetir que temos 30 anos, que temos muito para contar e que não somos o passado, mas o presente nas ondas do rádio. Que você também pode fazer parte desse projeto e nos apoiar como achar melhor”.
Onde a música de El Topo pode ser ouvida, Ixo Rai cantou para eles. “Continuaremos cantando, trovejando em seus ouvidos, sendo uma resistência fértil às convenções. Trinta anos não são nada”, lembra a Rádio Topo, “nós somos a prova”.
Fonte: https://arainfo.org/radio-topo-30-anos-presente-en-las-ondas-libres/
Tradução > Liberto
agência de notícias anarquistas-ana
Estrelas, surgindo
Aqui e acolá —
Ah, o frio!
Taigi
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!