A reivindicação ambiental cruza-se com a reivindicação social. Renascem e fortalecem-se as ligações aos lugares de vida, lugares onde se respira luta. Nas aldeias do Barroso, em protesto contra as minas, abordamos o encontro entre lutas feministas nas vésperas da Acampamento em Defesa do Barroso (de 10 a 15 de agosto). No Alentejo, o cerco das monoculturas é relatado de Montemor-o-Novo a Beja. São populações que dialogam com quem a partir das cidades clama pela justiça climática, como os ativistas da plataforma Gás é Andar Para Trás ou do Fermento, um coletivo de formações para movimentos sociais, com quem falamos nesta edição. O cuidado com o território merece ainda a nossa atenção na defesa da Serra da Arrábida ou na criação de uma rede nacional agroecológica.
A partir de França, reflete-se sobre os protestos contra a reforma das pensões, que trouxeram para as ruas sentimentos de injustiça social e a radicalização de trabalhadores e estudantes. E, do outro lado do Atlântico, fomos ao encontro dos povos originários da Amazónia, que se reuniram no Acampamento Terra Livre, em Brasília.
O Papa vem a Portugal e questionamos, com Bakunin em pano de fundo, a autoridade do Estado e da Igreja numa conversa com os editores da Descrença, que prepara uma nova edição de «Deus e o Estado». Resgatando memórias do 25 de Abril, falamos com Francisco Fanhais, que, na sua condição de «cristão militante», recordamos como um dos cantautores que vivenciou a revolução. Estes são alguns dos temas abordados na 38.ª edição do Jornal MAPA, que se podem ainda cruzar com persistentes alertas vindos das fronteiras da Europa-Fortaleza, com ataques contra os povos zapatistas, com um breve testemunho acerca do manifesto «Todas Sabemos», com histórias de uma okupa rural e com recensões de livros e filmes. Por fim, a memória de quem nos deixou recentemente: o livreiro Zé Pinho e Eduarda Dionísio, escritora e grande impulsionadora da Casa da Achada – Centro Mário Dionísio.
Apoia a informação crítica – Assina o Jornal MAPA em https://www.jornalmapa.pt/assinatura-do-jornal/
agência de notícias anarquistas-ana
Tarde de inverno:
Sobe do fundo dos vales
A sombra das montanhas.
Paulo Franchetti
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!