
Verdade e justiça para Nahel, vítima de um estado racista onde a polícia mata impunemente!
Terça-feira, 27 de junho de 2023, por volta das 8h em Nanterre, a polícia matou a tiro um jovem de 17 anos durante uma “ação de controlo de estrada”. Com a arma apontada para Nahel, um policial diz “Vais levar um tiro na cabeça”, enquanto que um outro policial diz “atira!”. Alguns segundos depois, não correndo qualquer perigo, o policial dispara friamente à queima-roupa. É uma execução sumária.
O nosso total apoio e condolências à sua família e entes queridos.
Este assassinato policial não é um erro flagrante nem um caso isolado, apenas no ano de 2022 13 pessoas foram mortas por “desobediência”. A polícia mata e a justiça é cúmplice. Os subúrbios são verdadeiros laboratórios da violência de Estado e de racismo desenfreado, com as populações a viverem aí permanentemente sob o controlo da polícia, que se entrega aos piores atos com total impunidade.
Durante todo o dia houve um desencadeamento de ódio, desprezo, mentiras contra Nahel. Os sindicatos de policiais parabenizaram o policial por ter atirado, a extrema direita e o Estado inventam para ele uma ficha criminal na polícia e chegam a dizer que os únicos responsáveis são os pais que não o educaram. Um policial, acabado de chegar ao local do assassinato, dirá até para uma mulher “volta para a África”, instantes depois de terem acabado de matar um menor.
Mais do que nunca, apoie as revoltas populares! Abolir a polícia é uma necessidade!
Apelamos à adesão a todas as manifestações de apoio e mobilizações espontâneas contra o racismo e os crimes policiais!
Exijamos justiça e verdade para Nahel.
A Federação Anarquista em 28.06.2023
agência de notícias anarquistas-ana
no tanque verdoso
uma libélula rasga
o azul do céu
Rogério Martins
Esse caso do orelha me pegou demais. A barbárie é cada dia mais real. E a propósito, belo texto liberto!
Esta coluna é uma ótima iniciativa. Precisamos de mais resenhas sobre os livros com temática anarquista que estão sendo lançados…
Noam Chomsky roots are in the Marxist Zionist "Hashomer Hatsair" youth movement. He even spent few months in an Israeli…
crítica válida e pertinente, principalmente para o momento atual.
Que a terra lhe seja leve, compa!