
Moção do congresso da Federação Anarquista que se reuniu nos dias 27, 28 e 29 de maio de 2023 em Caulnes.
As recentes notícias de 2023, relativas à reforma desonesta e injusta para aumentar a idade de aposentadoria, são altamente relevantes. Esse governo, como os anteriores, alega ser democrático, o que não passa de uma paródia sinistra e uma fraude intelectual e política.
A Federação Anarquista Francófona sempre denunciou os governos, todos eles, que privam as populações de seus direitos de decidir por si mesmas e por si mesmas a condução de suas vidas e de seu futuro.
Na opinião das elites governantes, a população não é suficientemente qualificada nem capaz de tomar decisões que lhe dizem respeito diretamente, reduzindo-nos, de fato, a uma posição de dependência artificial de autoridades eleitas. No entanto, não precisamos de um líder ou de autoridades eleitas para administrar nossos assuntos por conta própria.
Lembremos aqui que a legalidade que eles usam nada mais é do que uma relação de classe fossilizada. Em contraste, os anarquistas são portadores da legitimidade da aspiração de alcançar a justiça social, aqui e agora.
A Federação Anarquista de Língua Francesa denuncia todas as estratégias que visam construir um pensamento único, uma identidade única e estabelecer arquivos que tendem a qualificar e quantificar a população para melhor controlá-la e submetê-la ao serviço do sistema capitalista (France Travail e outros).
O desprezo de classe e a terrível repressão para estabelecer seus projetos são o terreno fértil para o surgimento de ideologias de rejeição do outro, xenofobia e fascismo.
A repressão sistêmica dos movimentos de protesto é totalmente desinibida, desenfreada, deletéria, mutiladora, mortal: prisões arbitrárias, custódia policial sistemática e injustificada, violência policial como em Sainte Soline e MayoQe, reintrodução das altamente perigosas brigadas de motociclistas Brav-M.
O Estado usa meios técnicos cada vez mais sofisticados para chegar a corpos e mentes: inteligência artificial, reconhecimento facial, testes de DNA, drones, etc.
Essas ações têm como objetivo rastrear, localizar, seguir, arquivar, prender e encarcerar qualquer indivíduo que se atreva a ter ideias contrárias aos interesses dos governos.
O efeito inesperado dos Jogos Olímpicos permite que eles testem dispositivos de monitoramento “inteligentes” que obviamente se tornarão permanentes e generalizados para todos os tipos de situações.
A longo prazo, tudo isso poderia levar a um controle liberticida e dissuasivo de qualquer movimento de protesto. Isso não é fantasia nem ficção científica: esses métodos já estão em uso na China e, cada vez mais, em outros países.
É por isso que devemos continuar nossas lutas, diversificar nossas táticas para nos proteger, nos organizar, continuar a informar, criar contracultura e contrainformação e, acima de tudo, nos unir diante das lutas presentes e futuras!
Federação Anarquista Francófona (FA-IFA)
Tradução > Liberto
agência de notícias anarquistas-ana
Cada onda
reflete na areia
a nova lua cheia
Alice Ruiz
Esse caso do orelha me pegou demais. A barbárie é cada dia mais real. E a propósito, belo texto liberto!
Esta coluna é uma ótima iniciativa. Precisamos de mais resenhas sobre os livros com temática anarquista que estão sendo lançados…
Noam Chomsky roots are in the Marxist Zionist "Hashomer Hatsair" youth movement. He even spent few months in an Israeli…
crítica válida e pertinente, principalmente para o momento atual.
Que a terra lhe seja leve, compa!