Moção do congresso da Federação Anarquista que se reuniu nos dias 27, 28 e 29 de maio de 2023 em Caulnes.
As recentes notícias de 2023, relativas à reforma desonesta e injusta para aumentar a idade de aposentadoria, são altamente relevantes. Esse governo, como os anteriores, alega ser democrático, o que não passa de uma paródia sinistra e uma fraude intelectual e política.
A Federação Anarquista Francófona sempre denunciou os governos, todos eles, que privam as populações de seus direitos de decidir por si mesmas e por si mesmas a condução de suas vidas e de seu futuro.
Na opinião das elites governantes, a população não é suficientemente qualificada nem capaz de tomar decisões que lhe dizem respeito diretamente, reduzindo-nos, de fato, a uma posição de dependência artificial de autoridades eleitas. No entanto, não precisamos de um líder ou de autoridades eleitas para administrar nossos assuntos por conta própria.
Lembremos aqui que a legalidade que eles usam nada mais é do que uma relação de classe fossilizada. Em contraste, os anarquistas são portadores da legitimidade da aspiração de alcançar a justiça social, aqui e agora.
A Federação Anarquista de Língua Francesa denuncia todas as estratégias que visam construir um pensamento único, uma identidade única e estabelecer arquivos que tendem a qualificar e quantificar a população para melhor controlá-la e submetê-la ao serviço do sistema capitalista (France Travail e outros).
O desprezo de classe e a terrível repressão para estabelecer seus projetos são o terreno fértil para o surgimento de ideologias de rejeição do outro, xenofobia e fascismo.
A repressão sistêmica dos movimentos de protesto é totalmente desinibida, desenfreada, deletéria, mutiladora, mortal: prisões arbitrárias, custódia policial sistemática e injustificada, violência policial como em Sainte Soline e MayoQe, reintrodução das altamente perigosas brigadas de motociclistas Brav-M.
O Estado usa meios técnicos cada vez mais sofisticados para chegar a corpos e mentes: inteligência artificial, reconhecimento facial, testes de DNA, drones, etc.
Essas ações têm como objetivo rastrear, localizar, seguir, arquivar, prender e encarcerar qualquer indivíduo que se atreva a ter ideias contrárias aos interesses dos governos.
O efeito inesperado dos Jogos Olímpicos permite que eles testem dispositivos de monitoramento “inteligentes” que obviamente se tornarão permanentes e generalizados para todos os tipos de situações.
A longo prazo, tudo isso poderia levar a um controle liberticida e dissuasivo de qualquer movimento de protesto. Isso não é fantasia nem ficção científica: esses métodos já estão em uso na China e, cada vez mais, em outros países.
É por isso que devemos continuar nossas lutas, diversificar nossas táticas para nos proteger, nos organizar, continuar a informar, criar contracultura e contrainformação e, acima de tudo, nos unir diante das lutas presentes e futuras!
Federação Anarquista Francófona (FA-IFA)
Tradução > Liberto
agência de notícias anarquistas-ana
Cada onda
reflete na areia
a nova lua cheia
Alice Ruiz
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!