[Espanha] A delegada sindical da CNT na Ubicuo foi demitida por sua atividade sindical.

A seção sindical da CNT na empresa Ubicuo foi formada em novembro de 2022 para exigir o cumprimento de direitos trabalhistas básicos negados aos trabalhadores e trabalhadoras. Um grupo de trabalhadores formou a seção sindical e a transformou em maioria dentro da empresa, dando início a uma trajetória de demandas, reivindicações e luta pela conquista dos direitos trabalhistas roubados pela empresa: faltava um acordo coletivo, os padrões mínimos de segurança no trabalho não eram cumpridos, não recebiam adicional noturno, adicional de férias, salário extra, adicional de idiomas, havia meses em que recebiam com quinze ou vinte dias de atraso…

O caminho tem sido difícil devido à recusa da gerência da empresa em aceitar qualquer reivindicação. Em primeiro lugar, foi difícil reunir-se com a empresa: eles não reconheciam a seção e usavam táticas de chantagem para evitar que ela fosse resolvida; quando conseguiram uma reunião, a estratégia mudou: era uma questão de atrasar a resposta o máximo possível e esperar que eles desistissem da reivindicação. Mais tarde, depois de várias reivindicações, conseguiram obter o reconhecimento do acordo coletivo que lhes correspondia (até então estavam sob o Estatuto dos Trabalhadores); mais tarde, e diante de uma reclamação iminente à inspeção do trabalho, já que nenhuma de suas solicitações anteriores foi atendida, obtiveram uma melhoria na saúde e segurança ocupacional. Quanto à remuneração e à falta de pagamento, obtiveram apenas o silêncio: a empresa recebeu suas contínuas reclamações com desdém até que, finalmente, a ação foi ajuizada na Justiça.

A resposta contínua da empresa tem sido ameaças, pressão e, finalmente, a demissão da delegada sindical sob um pretexto formal, inventado para disfarçá-lo de demissão disciplinar, e a advertência, mesmo por escrito, aos outros companheiros da seção sindical. Mas os companheiros não se deixaram intimidar e estão determinados a continuar sua luta: exigir a reintegração da trabalhadora e exigir seus direitos trabalhistas na empresa.

Da parte da CNT, exigimos a reintegração imediata de nossa companheira e expressamos nosso compromisso absoluto em alcançar esse objetivo.

Fonte: https://malaga.cnt.es/?La-delegada-sindical-de-CNT-en-la-empresa-Ubicuo-ha-sido-despedida-por

Tradução > Liberto

agência de notícias anarquistas-ana

no lago
um pato
toma banho de chuveiro

Rogério Martins