[Espanha] Okupação anarquista em fábrica abandonada de Barcelona vence a primeira batalha de despejo

Despejo suspenso. O advogado que defende o Centro Social Okupado (CSO) Nabat 3 informou às pessoas e grupos mobilizados esta manhã (19/07) nos portões da Fábrica Albert Germans (San José) que recebeu notificação oficial da suspensão do despejo “sem nova data”.

O CSO Nabat 3 (ex-Fábrica Albert Germans) foi ameaçado de “despejo administrativo” pelo Conselho Hospitalet de Llobregat (Partido Socialista).

Este é um tipo raro de ‘despejo instantâneo’ que só pode ser usado pela administração pública. “No que nos diz respeito, a Câmara Municipal está tentando nos despejar “ex officio” (sem passar pela Justiça), violando as “garantias” que um julgamento poderia fornecer”, disse os okupantes.

A antiga fábrica têxtil de 1928, demolida e abandonada desde 2007 e com posse municipal desde 2016, foi recuperada (okupada) em agosto de 2022 por um grupo de pessoas que durante algumas semanas dinamizaram o local com diversas atividades.

Ali organizam apresentações de livros, mesas redondas, palestras e concertos. Também assembleias de diferentes coletivos da cidade: desde a PAH (Plataforma de Afetadas pela Hipoteca) local ou a Plataforma Antirrepressiva de Barcelona, até a plataforma ambiental regional SOS Baix Llobregat i l’Hospitalet.

Além disso, eles trabalham semanalmente em uma horta comunitária nas partes externas da fábrica, com a colaboração de vários ativistas da cidade.

agência de notícias anarquistas-ana

peixes voadores
ao golpe do ouro solar
estala em farpas o vidro do mar

José Juan Tablada