Em nome da dominação, as formas de transmitir e construir cultura em uma sociedade são sequestradas por seus colonizadores. Com os curdos, não foi diferente. Tentando destruir sua identidade, os diversos regimes que ocupam seus territórios trataram, ao longo dos tempos, de ocultar e apagar a história e a resistência curda. Proibindo o ensino da língua, ou mesmo impedindo o acesso de mulheres nas escolas e universidades da região, o plano imperialista é desafiado pela luta de libertação curda, que alcança a autodeterminação no começo da década de 2010.
É nas brechas deste combate que uma educação libertadora floresce, e assim, temos orgulho de apresentar o livro “Confederalismo Democrático e Educação”, que traz pela primeira vez em língua portuguesa, um rico panorama deste grandioso e inspirador debate e práticas.
Aqui, compartilhamos experiências, reflexões e histórias de militantes, grupos, educadoras e educadores em Rojava sobre a construção de um sistema educativo revolucionário, baseado na convivência, na liberdade, na igualdade étnica e de gênero. Com ele, pretendemos compreender as características da Revolução Curda na educação e as possibilidades de conectar a experiência pedagógica de outros territórios em resistência com o Curdistão!
Aproveite esta oportunidade e adquira a obra por apenas R$15,00, com frete grátis para todo o país. Para as primeiras encomendas, acompanhará ainda o pôster “Educação livre para uma sociedade livre”.
Encomendas em nossa loja online, em: https://linktr.ee/tsa.editora
agência de notícias anarquistas-ana
O luar no mar.
Um peixe salta, enlevado,
banhado de prata.
Jacy Pacheco
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!