UMA PANE GIGANTE NA ESTAÇÃO DE MONTPARNASSE, QUE DEIXOU MILHARES DE PASSAGEIROS PRESOS, ATRAIU MUITA ATENÇÃO DA MÍDIA NOS ÚLTIMOS DIAS. NO VERÃO PASSADO, O TRÁFEGO FICOU PARALISADO DEVIDO A UMA FALHA DE SINALIZAÇÃO. O DEDO FOI APONTADO PARA A REDE ENVELHECIDA. UM SINTOMA DO ABANDONO DO SERVIÇO PÚBLICO DE TRENS.
- A França se beneficia da segunda rede ferroviária mais densa da Europa, mas investe muito menos dinheiro per capita em sua infraestrutura do que seus vizinhos europeus. Duas vezes menos que na Itália e três vezes menos que na Alemanha ou na Grã-Bretanha, como mostra o infográfico do Statista. Os neoliberais que repetem que as ferrovias são um grande gasto para o Estado são mentirosos. Na França, o trem é sacrificado.
- No entanto, é urgente renovar e desenvolver a rede ferroviária. Em média, uma viagem de trem emite 11 vezes menos gases de efeito estufa do que um carro e até 130 vezes menos do que um avião. O trem é muito mais ecológico, mas custa muito mais para os usuários. Para a mesma distância, voar costuma ser três vezes mais barato! Uma aberração. Por um bom motivo: o Estado subsidia a indústria da aviação! Não tributa o querosene e reduz o IVA [imposto]: ou seja, dinheiro público é usado para apoiar a aviação enquanto a rede ferroviária é negligenciada.
- No final das contas, fica caro viajar de trem. A rede obriga os viajantes a pagar “pedágios ferroviários”, uma taxa que representa entre 35 e 40% do preço dos bilhetes para TGVs [trem de alta velocidade] e 15% para um TER [trem regional]. Esta taxa é uma das mais altas da Europa. 5 vezes mais do que na Itália ou na Suécia!
- Como em todos os assuntos, o governo francês vai contra o bom senso. Não faz muito tempo, era possível chegar a todas as pequenas cidades francesas de trem e com baixo custo. A estratégia de uso exclusivo de carros e o colapso dos serviços públicos desde a década de 1980 causaram o fechamento de muitas estações. Agora que o caos climático está aqui e o preço da gasolina está subindo, deveríamos estar investindo em trens, tornando-os gratuitos, e taxando a aviação. Macron está fazendo o oposto.
Fonte: https://contre-attaque.net/2023/07/30/le-train-toujours-plus-cher-toujours-moins-finance/
Conteúdo relacionado:
agência de notícias anarquistas-ana
nas ramagens embaciadas
o sol
abre frestas
Rogério Martins
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!