Desde a Editora Anarcossindicalista Aurora Negra apresentamos nossa quinta e última edição: “La escuela de crimen. Textos contra las cárceres”, de Piotr Kropotkin.
Nesta nova edição, nossa Editora quis compilar três artigos de Piotr Kropotkin, com o objetivo de divulgar, talvez, um dos melhores argumentos científicos contra o cárcere, que começaram a sentar as bases da crítica anarquista à sociedade carcerária: “Las prisiones”, “Las cárceres y su influencia moral sobre los presos” e “La ley y la autoridade”.
Sem dúvida, a agitada vida de revolucionário levou Kropotkin a conhecer o cárcere desde dentro, tanto na Rússia como na França. Seu trabalho revolucionário o levou a desenvolver vários trabalhos contra o cárcere, os quais, apesar da distância cronológica na qual foram publicados, contam com total vigência, devido a que o sistema carcerário apesar de ter se sofisticado e adaptado aos novos tempos, seguem provocando os mesmos efeitos entre os presos.
Estes três artigos compilados nesta edição são acompanhados de um prólogo à edição na Espanha e um prólogo à edição no México, além de um artigo final onde fazemos um breve percurso na vida de Kropotkin, pondo o foco principal na questão carcerária e no exitoso plano de sua fuga. Fechamos esta edição com um anexo fotográfico dos planos de fuga feitos a mão pelo próprio Kropotkin, assim como alguns desenhos realizados por ele de suas celas na Rússia e França.
Este trabalho é uma aproximação da ideia anarquista em matéria carcerária para aquelas pessoas que desconhecem por completo a tortura e execução industrializada que supõem os Centros Penitenciários em qualquer parte do mundo.
A colaboração ao livro é de 8€.
Por último, acrescentamos que após ter esgotado o livro “História do movimento obreiro em Las Minas de Hellín (1868-1946)”, se realizou uma reimpressão, pelo que contamos com mais exemplares.
Informamos também desde a Editora que podemos apresentar nossos trabalhos Editoriais naqueles sindicatos e espaços anarquistas interessados.
Uma fraternal saudação anárquica.
Para realizar pedidos contatar-nos em:
Editoraauroranegra@cntait.org
Ig: editorialauroranegra
Fb: Editorial Anarcosindicalista Aurora Negra
Sem mais para o momento,
EM DEFESA DA CULTURA OBREIRA ANARQUISTA
Fonte: https://cntaitalbacete.es/2023/08/cultura-nuevo-trabalho-de-la-Editora-aurora-negra/
Tradução > Sol de Abril
agência de notícias anarquistas-ana
passarinho na cerca
enfeita o infinito
da colheita
Camila Jabur
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!