O artista britânico Jamie Reid, que desenhou as capas dos discos do grupo punk Sex Pistols, incluindo o icónico “God Save The Queen”, de 1977, morreu na terça-feira (08/08) aos 76 anos, anunciou o seu galerista esta quarta-feira (09/08).
Além desta conhecida capa em que uma foto da rainha Isabel II aparece com uma bandeira britânica ao fundo, Reid também foi autor das capas de “Never Mind the Bollocks” (1977) e de “Anarchy in The UK”. Todas se destacaram pela sua estética original.
“Anunciamos com tristeza o falecimento de Jamie MacGregor Reid (16 de janeiro de 1947 – 8 de agosto de 2023)”, informou, em nota, o galerista John Marchant.
“Artista, iconoclasta, anarquista, punk, hippie, rebelde e romântico. Jamie deixa uma filha, que amava muito, Rowan, uma neta, Rose, e um imenso legado”, acrescentou no comunicado, sem dar detalhes sobre as causas da morte.
Reid “fazia parte da paisagem cultural”, destacou Marchant em declarações à AFP.
O artista formou-se em escolas de arte em Wimbledon e Croydon. Nesta última, conheceu Malcolm McLaren, que viria a ser agente dos Sex Pistols, e cuja colaboração marcou a história da música punk na década de 1970.
Fonte: agências de notícias
agência de notícias anarquistas-ana
mar não tem desenho
o vento não deixa
o tamanho…
Guimarães Rosa
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!