“Desde [fevereiro de] 2019, Azat Miftakhov, um jovem matemático e estudante de doutorado na Universidade Lomonossov de Moscou, um ativista anarquista nascido em 1993, foi mantido em prisão preventiva, depois condenado [em janeiro de 2021] a 6 anos de prisão com base em acusações e pseudo-testemunhos obtidos por meio de tortura” – Extrato de Liberté pour Azat, apelo internacional da FreeAzat assinado pela Federação Anarquista em 11 de julho de 2023.
A inocência de nosso companheiro russo nos atos de hooliganismo dos quais ele é acusado é óbvia, mas de pouca importância. Sua prisão faz parte de uma caçada aberta aos anarquistas pelo Estado russo, que está reprimindo a oposição às suas políticas imperialistas e belicistas.
A comunidade científica internacional também foi mobilizada. Por exemplo, a Sociedade Francesa de Matemática enviou uma carta expressando sua preocupação com o confinamento solitário ao qual Azat Miftakhov está sendo submetido desde julho, chamando a atenção para seus problemas de saúde e para a falta de acesso aos medicamentos necessários, e solicitando que ele possa retomar seus estudos e pesquisas em matemática. Azat deveria ter sido libertado em setembro, mas o FSB [Serviço Federal de Segurança da Federação Russa] poderia estar fabricando outras acusações para condená-lo novamente.
A Fédération Anarchiste se junta à convocação do FreeAzat, um grupo de apoio ao prisioneiro político Azat Miftakhov, para se reunir em 2 de setembro e levar a petição Freedom for Azat (Liberdade para Azat), que foi retransmitida em muitos países, para a embaixada russa. Esta é uma reunião internacional: Berlim, Vilnius, Yerevan, etc.
Encontre-nos no sábado, 2 de setembro, às 14h, com nossas bandeiras pretas na Praça Robert Schuman, 41 avenue du Maréchal Fayolle, 75016 Paris.
Liberdade de opinião, Liberdade para Azat!
Fédération Anarchiste, 30 de agosto de 2023
federation-anarchiste.org
Conteúdo relacionado:
https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2023/08/31/franca-liberdade-para-azat-miftakhov/
Conteúdos relacionados:
agência de notícias anarquistas-ana
Seu olhar segue
o voo do pássaro –
será que desce?
Eugénia Tabosa
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!