A FACA (Federação Anarquista Capixaba) participou do ajuntamento para embarreio da casa da Dona Juju, no quilombo de Linharinho, no Núcleo Passarinho, em São Mateus/ES. A ação foi realizada no dia 17 de setembro, domingo, e reuniu cerca de 50 pessoas.
Ajuntamento é o nome que se dá ao aglomerado de pessoas reunidas para realizar alguma ação em prol da comunidade ou de alguma pessoa. Embarreio é a ação de preencher as paredes de uma casa com barro umedecido e depositado com as próprias mãos, tratando-se de uma técnica ecológica conhecida também pelo nome de taipa de mão.
Na atividade, utiliza-se a terra do próprio terreno, que é misturada com água e amassada com os pés até chegar ao ponto para ser depositada nas paredes da casa pelas próprias mãos dos ajuntados.
Além de atender a uma necessidade de moradia, a ação consiste num movimento de reafirmação da posse da terra, demonstração de união entre quilombolas e registro da cultura ancestral da região. As paredes da casa de Dona Juju foram preenchidas e o resultado foi alcançado antes das 13 horas daquele dia.
A ação do embarreio inclui ao final um grande almoço com diversas comidas e alimentos da cultura quilombola, sendo finalizado com uma comemoração festiva guiada por músicas populares ao som de acordeom.
O objetivo da participação da FACA foi de constatar as necessidades dos quilombolas e sua capacidade de mobilização. Além disso, foi realizado o registro audiovisual do ajuntamento e do embarreio para a produção de um curta, documentário experimental, a fim de apresentar a cultura quilombola como resistência de um povo que pode desaparecer em sua tradição em razão da ação da indústria do eucalipto.
Apoio mútuo sempre!
Federação Anarquista Capixaba – FACA
federacaocapixaba.noblogs.org
agência de notícias anarquistas-ana
Oh cruel vendaval!
Um bando de pequenos pardais
agarra-se à relva.
Buson
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!