A FACA (Federação Anarquista Capixaba) acompanhou visita técnica juntamente com membros da Rede Alerta para avaliar as condições do quilombo Angelim 2, em São Mateus/ES. A visita aconteceu na manhã do dia 16 de setembro de 2023.
Foi observado que o quilombo está cercado pela monocultura do eucalipto, o que restringe a área para o plantio de subsistência, impedindo a comunidade de se expandir no território quilombola. Além do espaço reduzido, a comunidade ainda sofre com a contaminação do solo e mananciais, obrigando os quilombolas a consumir água de carro-pipa oferecido pela prefeitura da cidade. As crianças, em número considerável e em várias faixas etárias, têm acesso à escola a partir de transporte também mantido pelo poder público local.
Entretanto, a comunidade vive sendo vigiada por empresa privada de segurança mantida na região pelas produtoras de celulose, o que traz insegurança e medo, sendo prática normal da indústria do eucalipto em todo o Brasil.
Os representantes da FACA concluíram que a posse das terras no Sapê do Norte encontra-se em risco, havendo necessidade urgente de sua titulação em favor dos quilombolas.
Federação Anarquista Capixaba – FACA
federacaocapixaba.noblogs.org
Conteúdo relacionado:
agência de notícias anarquistas-ana
uma brisa quente sopra
um canto de rola
adormece o pinhal
Rogério Martins
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!