Nos dias 4, 5 e 6 de outubro, em Mar del Plata, será realizado o Colóquio do Instituto para o Desenvolvimento Empresarial da Argentina (IDEA), como todos os anos, no Hotel Sheraton. Trata-se de um evento empresarial que foi convocado sob o lema “Argentinos, vamos recuperar nossas esperanças”, inspirado no espírito da Copa do Mundo. As organizações sociais e políticas decidiram fazer um escrache porque o evento está ocorrendo ao mesmo tempo da chegada a Mar del Plata do navio BGP Prospector da empresa Equinor, que realizará a exploração de petróleo a 300 km da costa.
A cidade de Mar del Plata está sediando a partir de hoje o Colóquio do Instituto para o Desenvolvimento Empresarial da Argentina (IDEA), com a presença do presidente Alberto Fernández e da candidata presidencial da Juntos por el Cambio (JXC), Patricia Bullrich. O colóquio é considerado uma das reuniões de negócios mais importantes do país, pois geralmente conta com a presença dos principais líderes empresariais.
Organizações sociais e políticas decidiram realizar um escrache em frente ao conhecido hotel onde o evento está sendo realizado, uma vez que o navio BGP Prospector, pertencente à empresa Equinor, chegará ao litoral de Mar del Plata para iniciar a exploração de petróleo. Nesse contexto, uma declaração emitida pela organização diz: “Em um contexto em que os candidatos de todos os partidos mentem para o povo e a vida obscena que levam vem à tona, se enriquecendo por meio da corrupção junto com empresários que fazem negócios com o Estado, decidimos denunciá-los. Neste dia 2 de outubro, nas primeiras horas da manhã, realizamos uma ação em frente ao Hotel Sheraton para que eles saibam que não vamos ficar calados enquanto eles se reúnem para continuar dividindo tudo, deixando o povo faminto, contaminando e saqueando nosso território”, expressaram as organizações em um comunicado.
O Sheraton é o local escolhido para a reunião de empresários e políticos nacionais e internacionais que apoiam a exploração de petróleo offshore no mar, entre outros projetos extrativistas. Dentro da programação, um dos eixos é denominado “Setores de Alto Impacto” com a presença de CEOs da mineração, petróleo e agronegócio. Entre eles estão o CEO da Tecpetrol, o presidente da empresa de mineração Exar, o gerente geral da IBM Argentina e o CEO da Adecoagro.
“Aqui eles estão entregando nosso mar. Como parte de seus planos, o navio BGP Prospector invadirá nossas costas nos próximos dias e tentará iniciar a exploração de petróleo usando um método que terá um alto impacto na biodiversidade de toda a região. Diante dessa situação, em que aqueles que estão roubando o país se reúnem impunemente, decidimos não deixar passar essa situação e apontá-los como verdadeiros inimigos do povo”, concluíram.
Conteúdo relacionado:
Brilho da lua se move para oeste
a sombra das flores
caminha para leste.
Buson
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!