Relatório da recente feira de livros anarquistas na chamada Tacoma, Washington.
A primeira Feira do Livro Anarquista de Tacoma em mais de uma década foi um grande sucesso. Um mês de cartazes em Tacoma e divulgação na mídia social e em grupos de sinalização encheu o novo espaço social radical de Tacoma com uma multidão ansiosa na noite de sexta-feira, 22 de setembro. Novas amizades foram forjadas e velhos relacionamentos reacendidos, enquanto se jogavam pilhas de literatura anarquista e se tomava uma variedade de sopas gratuitas.
Os participantes da Feira do Livro examinaram uma dúzia de mesas de lugares tão distantes quanto Bellingham e Eugene. Havia rostos conhecidos de zine fests e feiras de livros regionais, como a Detritus Books e a CrimethInc., além de artistas, zinemakers e grupos radicais locais de Tacoma. O evento durou três horas e, embora a vibração tenha sido certamente mais discreta do que a da feira de Seattle do mês passado, houve uma participação sólida até os últimos minutos. Vários expositores expressaram que apreciaram o equilíbrio entre um fluxo consistente de pessoas e a descontração suficiente para facilitar conversas significativas e a construção de relacionamentos com aqueles que passavam por suas mesas.
A Feira do Livro foi realizada no novíssimo Hilltop Solidarity Center. Esse espaço foi inaugurado em agosto por iniciativa de alguns radicais locais, na esperança de oferecer um lar para projetos locais interessantes. O espaço interno relativamente pequeno do centro conta com uma cozinha e é complementado por uma grande área externa com um pátio aberto e uma área de recreação para crianças. O pessoal do Centro gentilmente organizou a Feira do Livro gratuitamente, pedindo apenas um pouco de apoio para a arrecadação de fundos no dia da feira para ajudar a cobrir os custos contínuos do espaço. O Solidarity Center precisa de um pouco de amor para tornar seu projeto sustentável a longo prazo; se você for um morador de Tacoma que deseja organizar eventos ou apenas um anarquista privilegiado o suficiente para ter um pouco de dinheiro para gastar, entre em contato! O Centro espera criar um Patreon para cobrir os custos recorrentes e também aceita doações únicas por meio do Paypal e do Ko-Fi.
Um pequeno número de crianças aproveitou muito a área de recreação ao ar livre, que é um destaque do Solidarity Center, acompanhadas por pessoas que gentilmente ajudaram a cuidar das crianças. Os participantes e os voluntários conversaram várias vezes sobre como coisas como creches para eventos grandes e pequenos permitem maior acessibilidade e participação. Alguns pais presentes fizeram arranjos para deixar seus filhos em outro lugar, mas agora sabem que podem trazê-los para eventos futuros no espaço.
Um recurso comum nas Feiras do Livro Anarquista que não estava presente eram as oficinas e apresentações. As limitações de espaço foram certamente um fator, mas seria bom descobrir a logística que permitiria a realização de oficinas em futuras Feiras do Livro de Tacoma. No entanto, houve alguns compartilhamentos de habilidades improvisados, como as adoráveis aulas de lockpicking na mesa da Fugitive Distro.
Ouvimos vários comentários de pessoas empolgadas com a realização de eventos anarquistas em Tacoma e “não apenas em Seattle” nas mesas, nas redes sociais e em conversas pelo espaço. A maior feira de livros de Seattle foi realizada há apenas um mês e fica a 30-60 minutos de carro, dependendo do trânsito. Mas, embora a feira de Tacoma possa ter sido menor, ela ainda trouxe muitos rostos novos que não teriam ou não poderiam ter feito essa viagem. Ela também ofereceu espaço para que as pessoas da Gritty City se encontrassem mais facilmente do que no caos lotado do evento de Seattle.
Gostaríamos de fazer um apelo para que as distribuições de zines anarquistas e as editoras de livros das cidades maiores trabalhem proativamente para facilitar esses tipos de eventos em cidades menores. Cultive amizades fora dos núcleos metropolitanos de sua região e ofereça-se para viajar e ajudar a divulgar outros projetos. Saia um pouco do seu caminho e faça uma viagem para se encontrar pessoalmente quando souber de shows legais, projetos de ajuda mútua ou novos espaços em outras cidades. Essa feira de Tacoma surgiu quando uma distro de Seattle ouviu falar do novo Solidarity Center e se ofereceu para fazer alguns trabalhos de logística e convidar distros com uma pequena ajuda de alguns amigos locais de Tacoma. Após o sucesso do evento, os anarquistas locais de Tacoma estavam discutindo como poderiam se unir para organizar mais Feiras do Livro e outros eventos no futuro.
Para os organizadores de cidades menores, não tenha medo de entrar em contato e convidar os criadores de zines e livros para uma visita. Os tipos de pessoas que distribuem arte e literatura anarquista geralmente ficam entusiasmados ao receber um convite para viajar; a pior resposta que você provavelmente receberá a um e-mail ou mensagem instantânea é que eles já têm um compromisso naquele dia. Leve o seu show punk local para o próximo nível apresentando uma feira de mini-zines ou informe à distribuição queer insurrecional da cidade grande mais próxima que você adoraria apoiá-la com uma mesa em seu festival do orgulho. As possibilidades são infinitas, e muitas pessoas ficam extremamente empolgadas ao se depararem com zines e livros anarquistas em cidades onde não há uma infoshop ou livraria anarquista facilmente acessível.
Pela contínua proliferação regional da anarquia!
Fonte: https://itsgoingdown.org/reportback-from-the-tacoma-wa-anarchist-bookfair/
Tradução > Contrafatual
agência de notícias anarquistas-ana
lua alta
céu claro
o som da folha caindo
Alexandre Brito
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!