Hoje, 9 de setembro de 2023, Dmitry Petrov teria completado 34 anos de idade. No site em sua memória, leshy.info, você pode ler e ouvir a biografia de Dima, suas entrevistas e palestras, seus artigos e artigos sobre ele. Há links para livros que ele traduziu ou editou e para projetos dos quais participou. O site do memorial é composto por seções em russo, inglês e ucraniano.
Dmitri Petrov era anarquista, estudante de ciências históricas e antropólogo. Trabalhou no Instituto da África da Academia Russa de Ciências. Em Moscou, lutou contra a política de planejamento urbano das autoridades (despejo de dormitórios e corte de parques florestais). Ajudou uma editora de livros independentes.
Coautor de Hevale, um projeto de mídia sobre democracia direta e economia cooperativa no Oriente Médio. Editou “Flowers of the Desert: 10 Years of the Revolution in Rojava” e “Life without a State: The Revolution in Kurdistan“. Traduziu o estudo “Kurdistan. Real Democracy under War and Siege” (Democracia real sob guerra e cerco). Coordenou a tradução e a publicação das memórias da revolucionária curda Sakineh Jansiz. Visitou a região duas vezes como pesquisador e membro de unidades de autodefesa curdas.
Devido à perseguição política e à iminência de uma sentença de prisão, ele deixou a Rússia em 2019 e se mudou para a Ucrânia, onde já esteve antes, inclusive como participante da revolução Maidan em 2013-2014.
Em fevereiro de 2022, com o início da invasão russa em grande escala na Ucrânia, ele se juntou à autodefesa de Kiev. Ele morreu em abril de 2023 em uma seção da linha de frente perto de Bakhmut como resultado de um bombardeio russo.
Após sua morte, ficou conhecido que Petrov esteve no início do anarquismo rebelde, foi um dos fundadores da Organização de Combate dos Anarco-Comunistas (sabotagem contra a guerra) e do Comitê de Resistência (esquerdistas no fronte).
Para comemorar o 150º aniversário da Internacional Antiautoritária, um encontro anarquista internacional foi realizado nas montanhas Jura, na Suíça, durante cinco dias. Vários eventos foram dedicados a Dmitry Petrov: um filme foi exibido, uma noite memorial foi organizada e outra árvore foi plantada na montanha Mont Soleil em memória dos lutadores internacionais de Rozhava.
Ações de lembrança foram realizadas em Berlim, Berna, Varsóvia, St. Imier, Tbilisi e Batum. Em setembro de 2023, no aniversário de Petrov, o documentário Moscow Mutiny sobre os anarquistas russos da década de 2010 está programado para ser exibido em vários países. Mais informações: petrovfilm@proton.me e instagram.com/petrov.film.
A Active Distribution Publishing publicou o memorial em inglês “Dmitrii Petrov. A Life in Combat (Uma vida em combate). Uma biografia de um lutador anarquista russo com uma seleção dos textos mais importantes de Dmitrii.
Para seu próximo aniversário, os amigos estão preparando lembranças dele, juntamente com as publicações de Dmitry (etnográficas, jornalísticas e ativistas). Você pode enviar suas lembranças de Petrov para in_memory_of_ecolog@riseup.net e t.me/in_memory_of_ecolog.
Fonte: https://avtonom.org/en/news/created-website-memory-anarchist-dmitry-petrov
Tradução > Contrafatual
Conteúdo relacionado:
agência de notícias anarquistas-ana
Bem que me agasalho.
Galhos sem folhas lá fora
parecem ter frio.
Anibal Beça
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!