As cem canções fundamentais da Resistência – Bella ciao, Fischia il vento, Dalle belle città – para entender o evento essencial de nossa história. Um divisor de águas ético, político e cultural, a resistência continua sendo um ponto de referência para todo movimento italiano progressista, democrático e revolucionário. As canções nascidas nos vinte meses de guerra guerrilheira são um testemunho direto das ações, dos homens e dos dias que deram vida a outra Itália. Essas canções são um tratado de história oral, páginas arrancadas do diário da luta.
Canções irônicas e combativas que misturam o riso e a celebração com a memória dos companheiros mortos. A elas se somam as canções que, pouco a pouco, desde 25 de abril de 1945, colocam na memória os destinos pessoais e o heroísmo coletivo.
Canção por canção, Alessio Lega reconstrói a conexão com os fatos históricos e narra os personagens cotidianos e incríveis que derrotaram o fascismo e a guerra e nos deram liberdade e paz.
Contém também uma seleção de fotos e partituras originais.
La resistenza in 100 canti
Alessio Lega
294 pp.
ISBN: 9788857586816
€ 17,10
Tradução > Liberto
Conteúdo relacionado:
agência de notícias anarquistas-ana
Árvore sem folhas.
Sombras de nanquim
no cimento branco.
Danita Cotrim
Vantiê, eu também estudo pedagogia e sei que você tem razão. E, novamente, eu acho que é porque o capitalismo…
Mais uma ressalva: Sou pedagogo e professor atuante e há décadas vivencio cotidianamente a realidade do sistema educacional hierárquico no…
Vantiê, concordo totalmente. Por outro lado, o capitalismo nunca gera riqueza para a maioria das pessoas, o máximo que ele…
Só uma ressalva: criar bolhas de consumismo (que foi o que de fato houve durante os governos Lula), como estrategia…
Siga nosso perfil no instagram: @movimento_anarquista_acrata Acompanhe nossas lives no canal de YouTube: anarcrata