Qual é o sentido de revisitar a figura de Salvador Seguí cem anos depois de seu assassinato pelas mãos dos pistoleiros dos patrões? Este trabalho não se concentra apenas no personagem romântico e mítico. A figura do líder é por vezes enaltecida, mas o mais importante não é negado: o debate sobre seus princípios ideológicos e suas ações nos diferentes conflitos. Alguns aspectos de suas posições controversas precisam ser esclarecidos e a possível atualidade de seu pensamento precisa ser conhecida. Seguí não se esquivou das principais questões de seu tempo: opinou sobre o que mais preocupava o sindicalismo e a classe trabalhadora, sem dissimulações ou cálculos premeditados. Qual é a atualidade de suas opiniões e de sua militância? Seus escritos dizem algo para nós hoje, em uma situação histórica totalmente diferente daquela em que ele viveu? Temos algo a aprender com ele?
Salvador Seguí y la actualidad de su pensamiento
Francisco Romero
ISBN 978-84-13528-02-1
Páginas 144
15,00 €
agência de notícias anarquistas-ana
Grito se agiganta,
embrutece, se enfurece,
morre na garganta…
Flora Figueiredo
caralho... que porrada esse texto!
Vantiê, eu também estudo pedagogia e sei que você tem razão. E, novamente, eu acho que é porque o capitalismo…
Mais uma ressalva: Sou pedagogo e professor atuante e há décadas vivencio cotidianamente a realidade do sistema educacional hierárquico no…
Vantiê, concordo totalmente. Por outro lado, o capitalismo nunca gera riqueza para a maioria das pessoas, o máximo que ele…
Só uma ressalva: criar bolhas de consumismo (que foi o que de fato houve durante os governos Lula), como estrategia…