Salvador Seguí foi um dos líderes mais carismáticos do movimento anarcossindicalista no início do século XX. “L’amarga lluita del Noi del Sucre” analisa a ideologia revolucionária e a complexa personalidade de uma figura ainda pouco conhecida, que lutou, literalmente até a morte, para defender suas convicções.
Quem foi o homem que liderou a conquista da jornada de trabalho de oito horas? Uma eloquência verbal que seduzia imediatamente as multidões e uma grande capacidade de liderança. Essas foram as armas de Salvador Seguí, o Noi del Sucre, para transformar o sindicalismo a partir de postulados anarquistas em um contexto de grande violência em Barcelona. 100 anos depois de seu assassinato, e com a interpretação do ator Ivan Morales, recriamos em um documentário sua vida e o significado de sua luta, confrontando-a com a precariedade trabalhista que ainda persiste.
>> Veja o documentário aqui:
https://www.youtube.com/watch?v=BpembU_qF78
Conteúdos relacionados:
https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2023/09/29/espanha-semana-cultural-2023-salvador-segui/
agência de notícias anarquistas-ana
A lua, cansada,
adormeceu por instantes
no leito do rio.
Humberto del Maestro
caralho... que porrada esse texto!
Vantiê, eu também estudo pedagogia e sei que você tem razão. E, novamente, eu acho que é porque o capitalismo…
Mais uma ressalva: Sou pedagogo e professor atuante e há décadas vivencio cotidianamente a realidade do sistema educacional hierárquico no…
Vantiê, concordo totalmente. Por outro lado, o capitalismo nunca gera riqueza para a maioria das pessoas, o máximo que ele…
Só uma ressalva: criar bolhas de consumismo (que foi o que de fato houve durante os governos Lula), como estrategia…