Giovanni Rossi: Semeador de utopias (Pisa, Itália, 11 de janeiro de 1856 – Pisa, Itália, 9 de janeiro de 1943). Anarquista, agrônomo, médico veterinário, sociólogo em ato, literato, cientista e míope crônico. O italiano Giovanni Rossi dedicou quase duas décadas da fase mais ativa de sua vida ao Brasil. Principal idealizador e articulador da colônia Cecília, uma comunidade anarquista experimental de breve vida no interior do município de Palmeira, Paraná (1890-1894). Da sua militância libertária, nos legou valiosas reflexões sobre os impasses da construção de comunidades intencionais e alternativas como campo legítimo de transformação social, bem como considerações pioneiras sobre o amor livre, vínculos afetivos, sexuais e familiares. De sua atividade profissional, como agrônomo e veterinário, contribuiu para o desenvolvimento do ensino técnico e a criação de agências públicas de fomento e assessoria às atividades agropecuárias nos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.
www.humanasebolivraria.com.br
Conteúdos relacionados:
agência de notícias anarquistas-ana
Possuí
tomei posse –
poções mágicas.
Jandira Mingarelli
caralho... que porrada esse texto!
Vantiê, eu também estudo pedagogia e sei que você tem razão. E, novamente, eu acho que é porque o capitalismo…
Mais uma ressalva: Sou pedagogo e professor atuante e há décadas vivencio cotidianamente a realidade do sistema educacional hierárquico no…
Vantiê, concordo totalmente. Por outro lado, o capitalismo nunca gera riqueza para a maioria das pessoas, o máximo que ele…
Só uma ressalva: criar bolhas de consumismo (que foi o que de fato houve durante os governos Lula), como estrategia…