O entendimento popular do anarquismo como sendo apenas caos, não é como os próprios anarquistas vêem as coisas. A maioria destes luta por um mundo mais livre e igualitário, no qual a ganância e o ódio são substituídos pela cooperação e por um compromisso partilhado com o bem comum.
“Anarchy in Action” é uma introdução que tem como foco a nossa vida quotidiana, a forma como habitamos, nos educamos e nos organizamos. O argumento de Ward é que uma sociedade anarquista está sempre a existir, como uma semente debaixo da neve, enterrada sob o peso do Estado e de sua burocracia, do capitalismo que desperdiça sem parar, de seu privilégio e injustiças e das falsas divisões de nação ou religião.
As ideias anarquistas podem parecer muito estranhas e em desacordo com nossas experiências vividas para serem levadas a sério. Este texto clássico é uma tentativa de preencher a lacuna entre “o que é e o que poderia ser, de acordo com os anarquistas”.
Através de uma análise abrangente, Ward demonstra que as raízes da prática anarquista não são tão estranhas quanto parecem à primeira vista, mas residem precisamente nas formas como as pessoas sempre tenderam a se organizar, quando deixadas sozinhas para o fazer. O resultado é tanto uma introdução acessível para aqueles que estão conhecendo o anarquismo agora, quanto uma pausa para reflexão à aqueles que o descartam rápido demais.
Esta edição inclui uma nova introdução de Sophie Scott-Brown e notas de rodapé para atualizar este título clássico.
Anarchy in Action
Colin Ward
ISBN: 978-1-904491-45-3
198 páginas
£9.50
freedompress.org.uk
Tradução > meiocerto
agência de notícias anarquistas-ana
No olho das ruínas
as íris dos vaga-lumes
sob as tranças de ervas.
Alexei Bueno
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!