Persistindo na solidariedade como princípio anárquico, em 25 de novembro aconteceu a 10ª versão do Solidaridad a Flor de Piel (Solidariedade a Flor da Pele), buscando contribuir economicamente com nossos companheiros e companheiras em prisão, além de gerar um espaço de divulgação antiprisional.
Enche-nos de alegria manter viva essa iniciativa, fazê-la à mão, alimentando-nos de diferentes vontades em conflito contra todas as formas de dominação.
Solidariedade é cumplicidade, uma ideia semelhante nos une, uma maneira de ver, entender e se desenvolver no mundo, lutando contra a lógica do poder, das hierarquias, das jaulas e de qualquer autoridade. Não somos movidos pela caridade ou compaixão por aqueles que estão do outro lado do muro da prisão, não somos movidos pela piedade ou pelo clientelismo; somos movidos pela solidariedade e gostamos de enfatizar esse ponto.
Para nós, a solidariedade é uma relação entre seres equivalentes, que devido a situações legais/policiais estão hoje em cenários diferentes, alguns em uma jaula, outros com os pés na rua… mas isso pode mudar, tanto porque uma sentença termina, quanto porque nossa permanência na rua é frágil e precária, não devemos nos esquecer disso.
Somos gratos por cada gesto que possibilitou que a jornada acontecesse e cumprisse seu objetivo, este ano nos propusemos a contribuir com 9 companheiros em prisão, além de contribuir com sacos de comida para um grupo de animais que viu seu companheiro humano ser levado para a prisão. A solidariedade cruzada com diferentes espécies encheu nossos corações.
Cada nova instância do Solidaridad a Flor de Piel é também um momento de memória, para trazer ao presente os companheiros Mauricio Morales e Sebastián Oversluij, que voam além das estrelas e que participaram e levantaram as primeiras versões desses dias (2008/2009). Nós os carregamos tatuados em nossa memória e em nossos corações.
Em tempos de sentenças pesadas e condenações que querem ser perpétuas, a solidariedade nos dá asas para continuar… nós continuamos, contra todas as probabilidades…
Quando a solidariedade aflora na pele, as palavras se transformam em ação.
Solidaridad a Flor de Piel
Dezembro de 2023
Fonte: https://es-contrainfo.espiv.net/…/santiago-chile…/
agência de notícias anarquistas-ana
jardim sem flor
entre as páginas do livro
a rosa e sua cor
Alice Ruiz
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!