
Este ano marca o 22º aniversário daquele dezembro de 2001, da fúria nas ruas, da revolta, da solidariedade na superfície e também da repressão mais óbvia, crua e obscena do Estado argentino. Trata-se de uma compilação de textos anarquistas escritos entre maio de 2002 e dezembro de 2012, alguns com perspectivas mais ligadas à informalidade anarquista, como em “20/12/01” e “19 y 20 de diciembre“, publicados em Abrazando en Caos e em Exquisita rebeldía, outros com uma tendência especificista, como o Editorial do jornal Hijos del Pueblo de la Red Libertaria, publicado em 2006, e vários de uma linha bastante “clássica” do histórico jornal Libertad, com notas escritas no calor da revolta ainda latente e das tentativas de recuperação e aparelhamento partidário da esquerda institucional e do peronismo.
Decidimos reunir diferentes vozes para tornar a leitura mais complexa, para nos dar diferentes perspectivas e ampliar a visão de 2001, algumas mais próximas da idealização do “povo”, outras mais focadas na disputa contra “a esquerda”, mas todas com uma reivindicação antiautoritária e uma necessidade de estender o surto para além da lógica política e de suas instituições. Em alguns casos, os companheiros falarão de um surto, outros de revolta e até mesmo de um golpe de Estado orquestrado, embora os termos ainda não sejam definitivos hoje em dia, temos certeza de que dezembro foi isso e muito mais, foi uma manipulação da mídia e um jogo político, mas também foi a ruptura com a ordem social com um espírito insurrecional, foi a negação da polícia, mas também do cordão populista, foi a solidariedade rebelde e também a rebeldia que se chocou contra seus próprios limites.
Hoje, 22 anos depois, continuamos a apostar e a reivindicar o conflito e a negação da autoridade, com a convicção intacta e a necessidade vital de uma vida além dos limites do Estado e do Capital. Esperamos que as palavras e reflexões a seguir possam ser um ensinamento e uma motivação para nossas lutas.
Todas as fotos publicadas foram extraídas do arquivo do Kasa Loka, tiradas no final dos anos 90 e início dos anos 00.
Expandindo a Revolta. Buenos Aires. Dezembro de 2023.
>> Baixe: Lxs anarquistas: diciembre 2001:
https://expandiendolarevuelta.noblogs.org/files/2023/12/Lxs-anarquistas-diciembre-2001.pdf
Tradução > Liberto
agência de notícias anarquistas-ana
insetos de verão
caem mortos
sobre o meu livro
Shiki
Esse caso do orelha me pegou demais. A barbárie é cada dia mais real. E a propósito, belo texto liberto!
Esta coluna é uma ótima iniciativa. Precisamos de mais resenhas sobre os livros com temática anarquista que estão sendo lançados…
Noam Chomsky roots are in the Marxist Zionist "Hashomer Hatsair" youth movement. He even spent few months in an Israeli…
crítica válida e pertinente, principalmente para o momento atual.
Que a terra lhe seja leve, compa!