Este ano marca o 22º aniversário daquele dezembro de 2001, da fúria nas ruas, da revolta, da solidariedade na superfície e também da repressão mais óbvia, crua e obscena do Estado argentino. Trata-se de uma compilação de textos anarquistas escritos entre maio de 2002 e dezembro de 2012, alguns com perspectivas mais ligadas à informalidade anarquista, como em “20/12/01” e “19 y 20 de diciembre“, publicados em Abrazando en Caos e em Exquisita rebeldía, outros com uma tendência especificista, como o Editorial do jornal Hijos del Pueblo de la Red Libertaria, publicado em 2006, e vários de uma linha bastante “clássica” do histórico jornal Libertad, com notas escritas no calor da revolta ainda latente e das tentativas de recuperação e aparelhamento partidário da esquerda institucional e do peronismo.
Decidimos reunir diferentes vozes para tornar a leitura mais complexa, para nos dar diferentes perspectivas e ampliar a visão de 2001, algumas mais próximas da idealização do “povo”, outras mais focadas na disputa contra “a esquerda”, mas todas com uma reivindicação antiautoritária e uma necessidade de estender o surto para além da lógica política e de suas instituições. Em alguns casos, os companheiros falarão de um surto, outros de revolta e até mesmo de um golpe de Estado orquestrado, embora os termos ainda não sejam definitivos hoje em dia, temos certeza de que dezembro foi isso e muito mais, foi uma manipulação da mídia e um jogo político, mas também foi a ruptura com a ordem social com um espírito insurrecional, foi a negação da polícia, mas também do cordão populista, foi a solidariedade rebelde e também a rebeldia que se chocou contra seus próprios limites.
Hoje, 22 anos depois, continuamos a apostar e a reivindicar o conflito e a negação da autoridade, com a convicção intacta e a necessidade vital de uma vida além dos limites do Estado e do Capital. Esperamos que as palavras e reflexões a seguir possam ser um ensinamento e uma motivação para nossas lutas.
Todas as fotos publicadas foram extraídas do arquivo do Kasa Loka, tiradas no final dos anos 90 e início dos anos 00.
Expandindo a Revolta. Buenos Aires. Dezembro de 2023.
>> Baixe: Lxs anarquistas: diciembre 2001:
https://expandiendolarevuelta.noblogs.org/files/2023/12/Lxs-anarquistas-diciembre-2001.pdf
Tradução > Liberto
agência de notícias anarquistas-ana
insetos de verão
caem mortos
sobre o meu livro
Shiki
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!