O que é o Ateneu Anarquista de Alcorcón?
É um local situado no centro de Alcorcón desde 2016. Entendemos este espaço como um lugar onde encontrar-nos coletivamente, algo que atualmente é cada vez menos habitual, mas mais necessário. Um espaço de liberdade e aprendizagem em comum, onde poder encontrar-nos com nossos/as iguais e repensarmos como está formada a sociedade atual e aquilo no qual se sustenta.
O objetivo é apoiar as lutas sociais que enfrentam a injusta ordem estabelecida e seus valores, propondo alternativas que partam de nós mesmas, dos próprios afetados, com humildade, mas com firmeza e convicção e potencializar, todo o possível, ditas lutas dotando-as de uma perspectiva transformadora.
Nossa ideia é nos afastarmos da lógica do mercado, pelo que o local se mantém através de quotas voluntárias, e as pessoas que colaboram o fazem sem receber dinheiro algum. Igualmente todas as atividades que se realizam são gratuitas, para que qualquer um possa participar delas.
O que podes encontrar no Ateneu é:
– Um espaço para realizar atividades, palestras, apresentação de livros, oficinas, programas de rádio…
– Um lugar de reunião para coletivos que funcionem de maneira assembleária com uma visão crítica do mundo que nos rodeia.
– Uma distribuidora de material alternativo e libertário.
– Um ponto de encontro, difusão de convocatórias, contrainformação…
– Um espaço adaptado para crianças, pois cremos na necessidade de fomentar a inclusão nos espaços políticos, tanto das crianças, como das pessoas que estão ocupando-se de sua criança.
Por que (A)?
Porque cremos na capacidade para decidir sobre nossas próprias vidas e sobre os conflitos que nos afetam, junto a outras pessoas, através da empatia, da horizontalidade e do apoio mútuo. Porque cremos na necessidade de construir uma alternativa distanciada da mercadoria que devora, nos espreme e nos despersonaliza. Porque cremos que a liberdade se alcança mediante seu exercício cotidiano e só a prática da autogestão e da organização coletiva sem mediações de especialistas, representantes ou autoridades pode dotar-nos de uma organização social mais sadia, justa e equilibrada. Porque cremos, definitivamente, que a soberania na tomada de decisões não pode ser delegada.
Onde estamos?
Calle Bilbao semiesquina Calle Cisneros.
Horário: M y J, 18:00-21:00h.
Renfe: Alcorcón (C-5).
Metrô: Alcorcón Central (L-12).
bibliotecalarevoltosa.wordpress.com
Tradução > Sol de Abril
agência de notícias anarquistas-ana
todo mundo giz
que ali jazz um haicai
porque blue – ou bliss?
Bith
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!