25 de janeiro de 2024
Nós, da Federação Anarquista Capixaba, vimos por meio desta expressar nossa mais profunda solidariedade diante das violências e atrocidades que o povo Pataxó Hã-Hã Hãe e suas lideranças têm enfrentado no sul da Bahia. É inadmissível que tais situações de injustiça e violência continuem a ser perpetradas contra uma comunidade originária que tem vivido em harmonia com suas terras por gerações.
Repudiamos veementemente a aplicação da teoria do Marco Temporal, que busca deslegitimar a ocupação ancestral dos povos originários sobre as terras que lhes pertencem. Exigimos de forma categórica que a demarcação de seus territórios seja realizada imediatamente, respeitando a autenticidade e importância da história e cultura de seu povo.
É fundamental frisar que a retomada de seus territórios é um ato de justiça e resistência legítimo, luta pela qual nós seguimos lado a lado, em solidariedade e apoio incondicional.
Enviamos nossos mais profundos votos de força e coragem para que os companheiros Pataxós, verdadeiros donos daquela terra continuem resistindo e lutando por seus direitos e pela justiça que lhes é devida.
Em solidariedade,
FACA
Federação Anarquista Capixaba
federacaocapixaba.noblogs.org
agência de notícias anarquistas-ana
grama nos trilhos
composições mudas
sem estribilhos
Carlos Seabra
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!