Desde a invasão em larga escala da Ucrânia, muitas pessoas, incluindo nosso coletivo, tinham esperança de que a sociedade russa não perdoaria Putin por tais ações e seria capaz não apenas de deter a invasão, mas também de destruir o regime de Putin. Sim, dois anos depois, tais pensamentos parecem ingênuos, e nossa esperança na sociedade russa derreteu completamente. Nessa atmosfera, o assassinato [na manhã desta sexta-feira (16/02)] de Navalny [principal crítico de Putin] parece ser um passo lógico para estabilizar a ditadura de Putin – se os horrores da guerra e os centenas de milhares de ucranianos assassinados foram aceitos pela sociedade russa, então eles aceitarão um Navalny morto e continuarão em silêncio.
Surpreender-se com o assassinato de Navalny hoje é ignorar os anos de governo de Putin na Rússia. Assassinatos de opositores, repressões em massa e arbitrariedade policial… Pegue o assassinato de Prigozhin, que potencialmente contava com o apoio de tantos “vatniks” determinados. Obviamente, a sabotagem bem-sucedida do apoio dos EUA e o avanço militar em várias frentes na Ucrânia, de certa forma, fortaleceram o ditador do Kremlin. Em vez de derrota na Ucrânia em 2023, vemos que a indústria russa conseguiu se reconstruir em uma base militar e continua a existir bastante bem, apesar das sanções ocidentais e das previsões de especialistas sobre o iminente colapso do império.
Os russos farão algo sobre Putin desta vez? Todo esse tempo, a sociedade não respondeu com explosões de raiva nem aos assassinatos políticos nem ao extermínio em massa de povos inteiros. Talvez o assassinato de um dos políticos de oposição mais populares finalmente agite as mentes daqueles que discordam do regime, mas que até agora têm permanecido em silêncio e em casa? Pouco provável. Se os russos se levantarem, vamos todos ficar agradavelmente surpresos em vez de constantemente decepcionados…
Se a morte de Navalny se tornar apenas mais uma notícia, será mais uma confirmação da estabilidade do próprio regime de Putin e de sua prontidão para intensificar a repressão contra os restantes opositores da guerra e da ditadura no país.
Pramen
Fonte: https://pramen.io/en/2024/02/such-a-mysterious-russian-soul-to-the-death-of-navalny/
Tradução > Contrafatual
agência de notícias anarquistas-ana
aquecer as mãos
requentar as noites
esquecer os dias
Goulart Gomes
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!