“Gigafábrica” próxima a Berlim foi evacuada após incêndio em torre de eletricidade cortar fornecimento de energia. Empresa fala em prejuízo de centenas de milhões de euros.
A fábrica da Tesla na cidade alemã de Grünheide, próxima a Berlim, foi evacuada nesta terça-feira (05/03) após um incêndio em uma torre de eletricidade ter interrompido o fornecimento de energia às instalações.
A brigada de incêndio foi chamada por volta das 5h15 locais para combater o fogo, e um helicóptero da polícia também foi acionado.
Um grupo anarquista chamado Vulkangruppe (Grupo Vulcão), classificado como extremista pelas autoridades, afirmou ter realizado o ataque à rede elétrica que abastece a montadora.
“Sabotamos a Tesla hoje”. “A fábrica contamina as águas subterrâneas e utiliza enormes quantidades do já escasso recurso de água potável para os seus produtos”. “Tesla é um símbolo do “capitalismo verde”, disse uma mensagem assinada pelo grupo enviada ao jornal Tagesspiegel, especificando um “ataque ao fornecimento de eletricidade”. “Juntos, colocamos a Tesla de joelhos. Saudações a todos que estão em fuga, no subterrâneo das prisões e na resistência! Amor e força a todos os antif@s!.”
O ministro do Interior, Michael Stübgen (CDU), disse na quarta-feira no comitê do interior do parlamento estadual que o Grupo Vulcão opera em todo o país, possivelmente também internacionalmente. Portanto, o Ministério Público Federal e a Polícia Criminal Federal deverão assumir a investigação.
O líder da CDU de Brandemburgo, Jan Redmann, também apelou ao envolvimento do Procurador-Geral Federal. “Ele é responsável pelo combate ao terrorismo, incluindo o terrorismo de esquerda”.
Redmann disse que o ataque foi realizado por extremistas de esquerda que querem trazer uma ordem social diferente. “Eles têm uma ideia diferente de como a nossa sociedade deveria funcionar. Provavelmente uma ideia anarquista e querem impor isso com violência. Para mim, isso atende aos requisitos do terrorismo.”
A instalação da Tesla em Grünheide é a única fábrica da empresa na Europa. A Tesla afirmou que a produção no local levaria alguns dias para ser normalizada, com prejuízo de centenas de milhões de euros. Andre Thierig, que gerencia a fábrica na Alemanha, falou em um prejuízo de “nove dígitos”.
Fonte: agências de notícias
Nota da ANA:
O longo comunicado do grupo Vulkangruppe pode ser lido (em alemão) aqui:
https://de.indymedia.org/node/344525
Conteúdo relacionado:
agência de notícias anarquistas-ana
Cúmulos-nimbos
Atravessando os céus
Sobre o rio sem água.
Shiki
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!